Afiando o Machado

     O prazer de uma realização é uma das formas mais ricas de se manter equilibrado emocionalmente. Tal pessoa sente que está crescendo, sente que sua vida é significativa e vai dando passos maiores em direção a sonhos mais ousados. 

     Ao contrário, pessoas sem realizações sentem-se frustradas e vão perdendo a confiança de projetar e correr atrás dos seus sonhos. Afinal, elas se tornam pessimistas com relação a sua própria capacidade de superar desafios. Sim, as realizações pessoais nos tornam mais fortes, e curam, muitas vezes, nossa baixa autoestima. 

     Porém, a busca de uma realização pode restringir nosso olhar para outras direções importantes em nossa vida: saúde, nossa relação com Deus, família e outros valores que compõe o equilíbrio da nossa vida. 

     É preciso ter consciência de si mesmo e de todas as semeaduras que fazemos pelo caminho. Não podemos derrubar uma arvore e deixar o ferro do machado cair no rio.

     2 Reis 6.5

     E sucedeu que, derrubando um deles uma viga, o ferro caiu na água; e clamou, e disse: Ai, meu senhor! ele era emprestado. 

     Como dizia o Presidente Lincoln: Se eu tivesse oito horas para derrubar uma árvore, passaria seis afiando meu machado. 

     Às vezes é necessário dar uma parada nos esforços produtivos para uma renovação pessoal, afiar nosso machado. 

     Eclesiastes 10:10 

     Se estiver embotado o ferro, e não se afiar o corte, então se deve redobrar a força; mas a sabedoria é excelente para dirigir.

Comentários

  1. Exatamente, não podemos esquecer dos outros pilares que formam nossa vida, por isso que temos que ter equilíbrio e dorsar o tempo certo para cada área de nossa vida e assim ser pleno em todos os pilares

    ResponderExcluir
  2. As vezes precisamos retroceder um passo pra poder ajustar o ritmo das passadas.

    ResponderExcluir
  3. Eita! Confirmação de tudo o que Deus falou no Desate! Benção!

    ResponderExcluir
  4. Bom dia família linda de Deus!!
    Sempre ouvi algo parecido, que quando o crente retrocede é pra pegar impulso pra ir pra frente. Glória a Deus!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O Parasita

Filho do trovão

Tempestade em copo d’agua