Cumpridor da Palavra

    “E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos. Porque, se alguém é ouvinte da palavra, e não cumpridor, é semelhante ao homem que contempla ao espelho o seu rosto natural; porque se contempla a si mesmo, e vai-se, e logo se esquece de como era.” Tiago 1.22-24

    Todo ser humano ao se olhar no espelho se depara com sua imagem real ou de como deveria ser. Para as mulheres a conferida diária é extremamente essencial, já os homens são práticos arrumam seus cabelos e olham a barba e logo saem, e no decorrer da correria de cada um, logo se esquecem de sua aparência do início. Tiago foi um cristão preocupado com a qualidade espiritual da vida diária. Para ele, a conduta do crente deve estar de acordo com sua profissão de fé. O “olhar no espelho” não descreve um olhar rápido ou casual. O verbo olhar significa “olhar com cuidado, atenção e observação”, já no original da Bíblia o significado é de um homem que estuda o seu rosto com cuidado, gastando tempo e se familiariza profundamente com seus traços O que Tiago quer dizer não é que o homem não se olhou o bastante no espelho, ou com a intensidade e sinceridade necessárias, mas que ele saiu da frente do espelho sem partir para a ação.

    Outro ponto da ilustração de Tiago sobre o homem e o espelho é que ele rapidamente se esquece do que viu no espelho, ou seja, o que a palavra de Deus está apontando para ele. Será que temos agido assim hoje? Como os que ouvem a ministração da palavra, que revela a verdadeira imagem que devemos ter, e assim nos arrumamos diante de Deus, para uma nova postura, uma nova veste, uma nova vida, mas como o homem que dá uma olhada rápida, “ouvinte esquecido”, não faz nada sobre os problemas que viu no espelho e continua fazendo as coisas da mesma maneira. 

    O problema de esquecer-se do que Deus diz ou fez é visto com frequência no Antigo Testamento; assim como Moisés advertiu Israel antes que eles entraram na Terra Prometida, quando disse, “Tenham cuidado! Não esqueçam o Senhor que os tirou do Egito, da terra da escravidão” Dt 6.12

    Hoje em dia, muitas pessoas na igreja recebendo a Palavra de Deus apenas de forma passiva com a mentalidade de um mero ouvinte, ou seja, ouvir sem obedecer é auto enganação. Tiago ilustra a urgência de obedecer ativamente à Palavra de Deus. Se você não lidar com aquilo que vê enquanto estiver olhando para o espelho, se esquecerá disso mais tarde. Agora para nós a Palavra de Deus é um espelho que revela o nosso verdadeiro caráterevidencia os nossos pensamentos e intenções de nossos corações (Hebreus 4.12). Mostra nossas atitudes feias e egocêntricas. Expõe nosso orgulho. Ela confronta nosso desprezo pelos outros, nossa falta de compaixão, e a falta de controle de nossa língua. Quando olhamos para a Palavra além de dizer como somos, ao mesmo tempo nos diz como devemos ser e é maravilhoso ser receptivo à Palavra de Deus, ouvir com aprovação e consentimento, mas isso não basta, pois precisamos recebê-la como praticantes.

    Em outras palavras: o mero ouvir não é melhor do que a descrença ou até mesmo a rejeição; na verdade, é pior do que isso! O mero ouvinte é iluminado pela Palavra de Deus, mas não regenerado. Então que a partir de hoje a nossa oração seja – “Senhor, que eu aceite a mensagem Divina e permita que o Espírito Santo me transforme pela Palavra de Deus; que haja em mim o desejo de estudar a sua Palavra como um estudante atento que sabe que será avaliado por Deus pelo seu viver em obediência a ela; que em qualquer circunstância de minha vida eu venha viver e compartilhar sobre ela com os outros, Amém!”

    Por Érica Chagas

Comentários

  1. Glória a Deus 🙏❤️

    ResponderExcluir
  2. Ótimo dia à todos! 🙌

    ResponderExcluir
  3. Amém! Glória a Deus

    ResponderExcluir
  4. "E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos". Tiago 1:22
    Que maravilha de mensagem. Obrigado!

    ResponderExcluir
  5. Glória a Deus

    ResponderExcluir
  6. Aleluia!!
    Amém 🙏 🙏

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O Parasita

Filho do trovão

Tempestade em copo d’agua