As Peneiras

     “Finalmente, irmãos, tudo que for verdadeiro, tudo que for honesto, tudo o que for justo, tudo o que for puro, tudo que for amável, tudo que for de boa fama, se houver virtude ou digno de louvor, pensem nessas coisas. Ponham em prática tudo que vocês aprenderam, receberam, ouviram e viram em mim. E o Deus da paz estará com vocês” Filipenses 4.8-9

 

    Conta-se que certa vez um amigo procurou Sócrates, o célebre filósofo grego, desejando contar-lhe algo sobre a vida de outro amigo comum.  Então, o filósofo na ocasião fez três criteriosas perguntas.


    A primeira – “É verdade o que você está falando?”.  Já a segunda era “ Você já falou para pessoa envolvida o que está me falando?”. E a terceira – “O que você vai me contar vai ajudar essa pessoa?”. Porém, a pessoa não conseguiu responder positivamente ao crivo dessas três perguntas, Sócrates então disse: “Então, caro amigo, não tenho intenção de conhecê-la e aconselho-te a não mais procurar veiculá-la.”.

 

    Passar pela peneira é passar por um processo de separação, filtragem e aperfeiçoamento. As Escrituras nos orientam a passar nossas palavras e as nossas atitudes pelo filtro que hoje iremos chamar de as Peneiras da Graça. Você pode me acompanhar nessa autoavaliação de como temos vivido:

    

    A peneira da Verdade – é preciso fugir tenazmente daquilo que chamamos meias- verdades, que são ainda mais perigosas do que as mentiras.


    A peneira da Honestidade – aquilo que pode estar sob a luz. Algo que é elogiável, em oposição à leviandade, falsidade, maquinações secretas, etc.

    

A peneira da Justiça – a justiça deve ser na horizontal (entre os homens) e na vertical (entre Deus e nós). A Deus o que é de Deus e aos homens o que é dos homens. A Palavra do Senhor diz: “A ninguém devais, senão o amor.” 


    A peneira da Pureza – a palavra pura indica castidade, em oposição a qualquer tipo de imundície, obscenidade. Somente o sangue de Cristo pode nos limpar de toda impureza.


    A peneira do Amor – que serve para promover o amor entre as pessoas. Em oposição às discórdias, contendas, iras, ódios.  


    A peneira da Boa Fama – o bom testemunho, algo de que se fala bem, que pode estabelecer um bom nome. Provérbios 22.1, fala que “mais vale o bom nome do que as muitas riquezas.”.


    A peneira da Virtude – algo que expressa excelência, as qualidades boas, em oposição aos vícios, que alimentam os defeitos. E finalmente …


    A peneira do Louvor – as coisas que merecem elogios, que são louváveis. Em oposição às maquinações, conflitos e ingratidão. Lembre-se que Deus habita no meio dos louvores, fomos chamados para ser adoradores.

 

    Se antes de cada atitude, passarmos cada uma delas pelas Peneiras da Graça, com certeza vamos ser mais assertivos no nosso proceder como verdadeiros edificadores e pacificadores dos que estão ao redor. Filtre seus pensamentos e suas atitudes, imite a Cristo e tenha paz com todos!

 

    “Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo” Ef 4.15

Por Érica Chagas

Comentários

  1. Bom dia à todos...

    ResponderExcluir
  2. Louvado seja Deus por essa palavra

    ResponderExcluir
  3. C. Vinicius Oliveira11 de maio de 2022 às 05:16

    Que mensagem!!!! Deus seja louvado.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia !
    Glória Deus

    ResponderExcluir
  5. Peneiras da vida. Busco ser aprovado por Deus em todo o meu ser e viver.🙏

    ResponderExcluir
  6. BOM DIA PAZ A TODOS

    ALELUIA

    ResponderExcluir
  7. Amém 🙏 🙏

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Tempestade em copo d’agua

O Parasita

Filho do trovão