Conhecê-lo

 “O Senhor confia seus segredos aos que o temem, e os leva a conhecer a sua aliança.” Salmos 25.14

 

Nesta semana estive meditando neste Salmo e lendo em outras versões. O mesmo texto fala que “A intimidade do Senhor é para os que o temem...”, então parei, neste ponto e gostaria que você também o fizesse agora. Intimidade é conhecer o outro profundamente. Certo? Quando andamos muito com uma pessoa, acabamos parecendo com ela, não é verdade?! Conhecemos os anseios, os desejos e os segredos do coração do outro, assim é a intimidade com Deus: é conhecê-lo profundamente, atendendo aos desejos do seu coração. Ela é o elemento espiritual fundamental que todo o cristão deve buscar, pois se trata de um relacionamento profundo com Deus.

Você está disposto a ser confiável e ouvir do Senhor os seus segredos? Até que ponto você tem deixado Deus ser seu amigo íntimo atuante nas áreas da sua vida? 

 

    A intimidade com Deus nos deixa parecidos com Ele, e é algo incrível, é um tesouro escondido a ser explorado. Quando há intimidade há transformação de dentro para fora, porque você está em Deus e Ele está em você. Assim como no casamento, se o relacionamento não for trabalhado, cultivado, o amor esfria, empobrece e você não conhece mais o outro e, assim, passa a se sentir sem identidade:  “O que eu fiz?”; “Por que o Senhor não está feliz comigo?”. Por isso que o temor é o primeiro passo para ter acesso à intimidade do Senhor, aos segredos do Seu coração. 

Para ter intimidade precisa haver um sacrifício de tempo, não é orar mecanicamente. É gastar tempo de diálogo com Deus como está escrito nos Salmos 139; é tempo de qualidade e contínua, crescente. Seja apropriado ou não, vivendo como imitadores de Cristo Efésios 5.1-2. Afinal, Jesus foi o grande exemplo para nós, pois só fazia o que via o Pai fazer. Vemos também o exemplo de homens como Abraão considerado “amigo de Deus”, pois uma amizade verdadeira, íntima e duradoura só sobrevive com um diálogo constante e com autenticidade.

É um privilégio para aqueles que temem, para os dispostos (Jr. 33.3), para os sinceros e retos do coração (Pv 3.32). Podemos dizer que para alguns é um desafio, porque tem dificuldade em manter o foco, mas uma vez que o foco é ajustado ou que nos dispomos a tornar isso um estilo de vida, fazendo de todo o coração vamos nos tornar plenos. E na presença d’Ele teremos plenitude de alegria e delícias perpetuamente, ou seja, para sempre.   

 

    Preste muita atenção: os que temem ao Senhor são atraídos por conhecê-lo, deixando-o agir em suas vidas não de forma limitada, mas em todas as áreas. Na intimidade Deus é participante e livre para agir em qualquer área ou circunstância da vida de alguém. Na intimidade Deus faz o que Ele quer e quando quer, no tempo determinado por Ele, porque quando perdemos o privilégio dessa intimidade, não ficamos apenas distantes de Deus, mas distantes também, de tudo o que vem d’Ele. Faça da intimidade com Deus um objetivo de vida! Ele teve a iniciativa… agora, depende de você!

 

    “Uma coisa pedi ao Senhor, e a buscarei: que possa morar na casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a formosura do Senhor, e inquirir no seu templo.” Salmos 27.4


    Por Érica Chagas

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Metas

Provérbios 27

7 dias, 7 canções: Dia 7 (É tudo você- Ministério Morada)