É tempo de avançar sem olhar para trás

    “Não, irmãos, não a alcancei, mas concentro todos os meus esforços nisto: esquecendo-me do passado e olhando para o que está adiante, prossigo para o final da corrida, a fim de receber o prêmio celestial para o qual Deus nos chama em Cristo Jesus .” (Fp 3.13,14 - NVT)

    Caminhar para frente é o propósito de Deus para a nossa vida. Em toda a Escritura, percebo que a proposta de Deus na nossa caminhada é sempre nos levar adiante e nunca retroceder. Expressões como “avançar”, “ir em frente”, “seguir” são comuns na Palavra de Deus e deve ser a nossa expectativa diária. No entanto, o que também podemos testemunhar é que, todos nós, em algum momento da nossa vida, desejamos voltar atrás ou ficar estagnados. A inércia e a zona de conforto, em dados instantes, se tornam convites atraentes a nós. Somos “puxados” para trás ou atraídos com a falsa expectativa de que “parar a caminhada é melhor”.

Durante a nossa vida com Deus, experimentamos momentos de alegria, porém, as adversidades também nos tomam de assalto, bem como as frustrações e decepções. Não é fácil seguir a Cristo e, diariamente, devemos decidir resolutamente e renovar o nosso compromisso de permanecer n’Ele, independentemente das circunstâncias que nos cercam. Digo e repito: não é uma tarefa fácil, mas é necessária. Quantos que caminhavam ao nosso lado e agora seguem outro curso ou simplesmente estacionaram na estrada da fé?


    Quando olho para o exemplo de Paulo, o grande defensor da fé cristã, sinto-me inspirado e renovado na minha motivação de seguir a Cristo. Mesmo cercado de tribulação, esse homem de Deus permanecia firme na decisão de continuar levantando a bandeira do evangelho. Para que isso se torne uma realidade para nós também, precisamos tomar decisões firmes constantemente:


    1ª) TER CONSCIÊNCIA DA NOSSA PARTE NO PROCESSO:“...concentro todos os meus esforços nisto...” (Fp 3.13). Paulo sabia que tinha a sua parte a cumprir no propósito de Deus. Muitas vezes nos enganamos achando que Deus fará tudo em nosso lugar. Isso é mentira! Devemos reconhecer nosso papel no propósito de Deus e crer que Deus só fará a parte que cabe a Ele, e não a nossa.


    2ª) É PRECISO DEIXAR ALGO PARA TRÁS:“...esquecendo-me do passado...” (Fp 3.13). Ninguém pode seguir a Cristo sem deixar algo para trás. O evangelho envolve renúncias e perdas. Tudo que foge a essa realidade ou não tem respaldo nisso jamais deve ser encarado como o evangelho genuíno. É necessário deixar o passado, o pecado, os projetos pessoais e, em alguns casos, até pessoas, para que possamos viver de um modo digno do evangelho. Em outras palavras, não há evangelho sem renúncia. Jamais!!!


    3ª) OLHAR PARA O QUE ESTÁ ADIANTE:“...olhando para o que está adiante...” (Fp 3.13). O que está à nossa frente é o que deve nos motivar em seguir adiante! Deus tem um alvo para cada um de nós, um propósito, um plano perfeito, preparado de antemão (Ef 2.10). Devemos dedicar a nossa vida em descobrir o que Deus quer de nós e viver de acordo com a agenda de Deus.


    4ª) PROSSEGUIR ATÉ O FIM: “...prossigo para o final da corrida, a fim de receber o prêmio celestial para o qual Deus nos chama em Cristo Jesus.” (Fp 3.14) Deus tem nada menos que a morada eterna em Sua presença e essa deve ser a nossa maior inspiração! Deus nos chama a, simplesmente, ser participante de tudo o que Ele conquistou através da pessoa de Jesus na cruz do Calvário! Sendo assim, essa perspectiva deve nortear a nossa vida por completo e nos guiar até a eternidade.


    Desse modo, não desista! Devemos nos encorajar a permanecer e seguir em frente, sem olhar para trás e sem temer, pois a mesma Graça que nos resgatou um dia, é suficiente para nos levar adiante... até o fim! Sigamos em frente, olhando para Jesus, autor e consumador da nossa fé.


    Deus te abençoe!


    Por Wagner Miranda

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Metas

Provérbios 27

7 dias, 7 canções: Dia 7 (É tudo você- Ministério Morada)