Quando o medo toma conta

    “Quando o rei da Síria estava em guerra contra Israel, consultava seus oficiais e dizia: ‘Posicionaremos nossas tropas em tal lugar’. De imediato, o homem de Deus advertia o rei de Israel: ‘Não se aproxime de tal lugar, pois os sírios planejam posicionar suas tropas ali’. E o rei de Israel mandava um aviso para o lugar indicado pelo homem de Deus. Várias vezes ele advertiu o rei que ficasse alerta naqueles lugares. Furioso com essa situação, o rei sírio reuniu seus oficiais e perguntou: ‘Qual de vocês anda informando o Rei de Israel sobre os meus planos?’ ‘Ó, meu senhor,  o rei, não somos nós’, respondeu um dos oficiais. ‘Eliseu, o profeta de Israel, revela ao rei até as palavras que o senhor diz em seus aposentos!’. O rei ordenou: ‘Vão e descubram onde ele está, para que eu mande captura-lo!’. Então lhe informaram: ‘Eliseu está em Dotã’. Assim, certa noite, o rei da Síria mandou um grande exército com muitos carros de guerra e cavalos para cercar a cidade. Na manhã seguinte, o servo do homem de Deus se levantou bem cedo. Ao sair, viu que havia soldados, cavalos e carros de guerra por toda parte. ‘Ai, meu Senhor, o que faremos agora?’, exclamou o servo. ‘Não tenha medo!’, disse Eliseu. ‘Pois do nosso lado há muito mais do que do lado deles!’. Então Eliseu orou: ‘Ó Senhor, abre os olhos dele para que veja’. O Senhor abriu os olhos do servo, e ele viu as colinas ao redor de Eliseu cheias de cavalos e carruagens de fogo. Quando os sírios avançaram na direção de Eliseu, ele orou: ’Ó Senhor, faze que fiquem cegos’. E o Senhor fez que ficassem cegos, conforme Eliseu havia pedido.” (2 Rs 6.8 -18 – NVT – grifo meu)

 

    O medo é um elemento que, vez por outra, toma conta da nossa vida. Em alguns mais, em outros menos. Situações adversas e notícias desagradáveis se acampam ao redor e gerando medo no nosso coração. Quem nunca sentiu medo em algum momento da caminhada? Ao olharmos atentamente para o cap. 6 de 2 Reis, vemos que Israel se encontrava no centro de uma grande batalha, tendo como protagonistas o grande profeta Eliseu e seu servo. A fim de capturar o profeta, o exército sírio cerca a cidade durante a noite formando uma grande emboscada.

Ao levantar pela manhã e ver o grande contingente inimigo, foi tomado por grande pavor que, tranquilizado por Eliseu, disse que não deveria temer, pois Deus já havia enviado socorro. (v. 16). Paralelamente, não é assim que acontece conosco quando somos surpreendidos por uma má notícia? O que precisamos crer é que, no momento da adversidade, Deus já enviou socorro, livramento e alívio para nós. Para isso, precisamos ter os nossos olhos espirituais abertos, tal como foi com o servo de Eliseu (v.17). À medida que enxergamos o agir de Deus, o medo perde forças na nossa alma e passamos a crer na vitória de Deus em nosso favor.

Em momentos de temor, não devemos temer, mas devemos crer que “aqueles que estão do nosso lado são mais!”... e de fato são!


    Que você receba uma nova medida de coragem neste dia!


    Por Wagner Miranda

Comentários

  1. Que nossa fé seja firme igual uma rocha 🙌🙏 Tenha fé de Abraão , seja forte igual canção ,seja corajoso igual Josué e seja temente a Deus igual a Daniel... E aí tem tantos outros profetas de Deus ... Amém 🙌

    ResponderExcluir
  2. Bom dia! Deus é aquele nos surpreende! Oh glória...

    ResponderExcluir
  3. Glória Deus!!!
    Amém 🙏 🙏

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Metas

Provérbios 27

7 dias, 7 canções: Dia 7 (É tudo você- Ministério Morada)