Purificação

 O que entendemos por purificação?

Sabemos que é o ato de tornar puro e livre de impurezas.

“Alguns homens da cidade foram dizer a Eliseu: “Como podes ver, esta cidade está bem localizada, mas a água não é boa e a terra é improdutiva”. E disse ele: “Ponham sal numa tigela nova e tragam-na para mim”. Quando a levaram, ele foi à nascente, jogou o sal ali e disse: “Assim diz o SENHOR: ‘Purifiquei esta água. Não causará mais mortes nem deixará a terra improdutiva”. E até hoje a água permanece pura, conforme a palavra de Eliseu.” 2 Reis 2:19-25 NVI

 Nesse trecho vemos o relato sobre a purificação das águas naquela região. Embora a cidade estivesse bem localizada, a terra era improdutiva e a água não era boa. Muitas vezes acontece de igual modo em nossas vidas. Talvez até estejamos inseridos em uma boa congregação, onde somos bem alimentados, consolidados e discipulados, mas o que está dentro de nós ainda se encontra contaminado. A água de má qualidade contamina o solo, tornando-o improdutivo, ou seja, impossibilitando de gerar frutos.

O profeta disse: Ponham sal numa tigela nova e tragam-na para mim.

Sal: dá sabor, conserva o alimento, cicatriza, etc.

Mas porque numa vasilha nova? O profeta poderia ter pedido qualquer tigela, mas ele deu ordens bem específicas, que fosse nova. Tigela nova nos remete a não fazer as coisas de Deus relaxadamente, ou de qualquer maneira, algo novo para gerar milagres poderosos, sem rachaduras para não desperdiçar milagres.

Quando trouxeram, o profeta foi até a nascente, jogou o sal e ali declarou: “Assim diz o Senhor: Purifiquei esta água. Não causará mais mortes e nem deixará a terra improdutiva.” E até hoje a água permanece pura, conforme a palavra de Eliseu.

Por que ele não jogou o sal em qualquer porção do rio? Porque é necessário purificar a raiz do problema e toda a extensão será purificada.

Olhando para as nossas vidas, o que pode estar causando paralisia espiritual e necessitando de purificação? Deus deseja derramar sal em nossa nascente, para que derramemos sal nas nascentes de outros. Primeiro é necessário purificar as águas que jorram de nós e a terra ao nosso redor se tornará fértil e onde plantarmos fluirá vida e crescimento. Porque a água contaminada gera contaminação no solo e consequentemente gera morte do terreno, as árvores não dão frutos ou geram frutos apodrecidos.

Mas que possamos permitir que o sal seja derramado em nossa nascente (coração) e todo o corpo será purificado e assim seremos capazes de reproduzir aquilo que recebemos e absorvemos do Senhor. Hoje Deus quer purificar-te! Pois o processo de purificação precisa começar em nós para gerar purificação nos outros.

Por Carine Gonçalves

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Metas

7 dias, 7 canções: Dia 7 (É tudo você- Ministério Morada)

Como você enxerga seus dias?