É de pequeno que se planta a semente

 “E que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus. “2 Timóteo 3.15

 

Vivemos em um mundo acelerado onde desde crianças somos ensinados de que precisamos estudar bastante para ter uma boa colocação na sociedade. Nos é ensinado que precisamos disso para alcançarmos boa colocação no mercado de trabalho e, consequentemente, termos um bom emprego; termos condições financeiras de adquirirmos bens materiais e fazermos boas e longas viagens. Não é errado desejar nada disso, mas estas não são as coisas que, de fato, preencherão nossas vidas.  

Em 2 Tm 3.15 vemos o apóstolo Paulo afirmando que Timóteo desde pequeno sabe o que realmente lhe agrega valor: o conhecimento das Sagradas Escrituras. Timóteo foi instruído tendo a Palavra de Deus como o alicerce para suas escolhas e como fonte de toda a sua sabedoria. Ele sabia que de nada adianta ganhar o mundo inteiro ao custo de sua alma (Mc 8.36). Por conhecer a Palavra, Timóteo sabia o Caminho por onde andar (Pv 22.6).

 

Tomando a história de Timóteo como nosso pano de fundo, devemos pensar sobre como nossas crianças têm sido instruídas. A nossa cultura tem bombardeado nossas crianças com excesso de informação, imagens agressivas, estímulos à sexualidade precoce e muitas outras coisas. E o que temos feito a respeito?

 

As crianças têm facilidade em aprender por meio de ilustrações, músicas, jogos; mas nada disso pode substituir o ensino genuíno e vital da Palavra de Deus. Às vezes pensamos: “Ah, mas ele é tão pequeno!”, “Ele ainda tem a vida inteira pela frente para conhecer e amar Jesus!”. Assim, vamos empurrando com a barriga algo que é inegociável. 

 

As crianças mesmo em tenra idade carecem de um Salvador. Mesmo sendo pequenos, eles cometem pecados e precisam ter um encontro real com Jesus para nascerem de novo (Jo 3.3). Você (pai, mãe, ministro de crianças) é responsável por fazer o que a mãe e a avó de Timóteo fizeram: dar exemplo e anunciar as Boas Novas aos pequenos (2 Tm 1.5).

 

Que não venhamos a desperdiçar as oportunidades de ensinar e amar nossas crianças (e quem mais Deus enviar). O mundo não tem brincado quanto ao investimento pesado para conquistar essa geração a fim de deturpá-los. E nós? Como temos nos posicionado? 

 

Deus nos chama para deixar um legado assim como a mãe e a avó de Timóteo fizeram. Que o Senhor nos dê um coração sensível e apaixonado por essa missão. Só assim não desperdiçaremos mais as oportunidades de semear a Palavra aos pequeninos. Assim, cumpriremos o pedido que Jesus deixou a Pedro (e também a nós): “Apascenta os meus cordeiros!” Jo 21.25

 

Devocional coletivo por Thaís Duarte e Thaissa Aguiar (Ministério de Dança Que Ele Cresça)

Comentários

  1. Amem do jeito que esse mundo muitas crianças estão se pertendo e os estão cada despersos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pura e triste realidade, mas ainda bem que o Senhor tem levantado Sua Igreja como voz para esse tempo.

      Excluir
  2. Amém que Deus proteja as nossas crianças

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém e que possamos nos dispor a sermos canais para abençoar essas crianças também.

      Excluir
  3. Que possamos deixar um legado na vida de cada criança. ❤🙏

    ResponderExcluir
  4. Amém.
    Palavra abençoada 🙌🙌🙌

    ResponderExcluir
  5. Que ensinamento! Os pequenos precisam aprender desde cedo que Jesus é o caminho, a verdade e a vida! Aleluia!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Metas

Provérbios 27

7 dias, 7 canções: Dia 7 (É tudo você- Ministério Morada)