Endireitando a vida

 “Certo sábado Jesus estava ensinando numa das sinagogas, e ali estava uma mulher que tinha um espírito que a mantinha doente havia dezoito anos. Ela andava encurvada e de forma alguma podia endireitar-se. Ao vê-la, Jesus chamou-a à frente e lhe disse: mulher, você está livre da sua doença. Então lhe impôs as mãos; e imediatamente ela se endireitou, e passou a louvar a Deus.” Lucas 13.10-13

Enquanto Jesus ensinava numa sinagoga, provavelmente pela última vez em seu ministério terreno, algo surpreendente aconteceu. E é para este fato surpreendente que Lucas chama a nossa atenção. Naquela sinagoga havia uma mulher encurvada cuja vida foi endireitada por Jesus. Vejamos alguns detalhes importantes a respeito do sofrimento dessa mulher:

Ela estava presa a um cativeiro e vivia sob a dolorosa influência de um espírito que lhe causava enfermidade. Ela estava presa a um cativeiro e por isso sofria há DEZOITO anos. Imagino quanto sofrimento, porque não eram dezoito minutos ou meses, mas anos. E devia conviver com dores insuportáveis, já ter tentado de tudo. Todos os recursos da época já haviam sido testados: medicina, força de vontade, esforço próprio, e nada de mudança, nenhuma melhora. Provavelmente, ela perdeu o sabor de muitas coisas boas da vida. Inclusive a beleza e a dignidade da forma humana é poder caminhar ereto, é poder contemplar o sol e o céu, é poder olhar no rosto e nos olhos das pessoas. Mas esta mulher não podia fazer nada disso. E ela, sem dúvida, tinha consciência dessas coisas. Por isso, deve ter optado por viver longe do olhar dos outros. A verdade é que gente encurvada é tentada a não olhar para o céu. Olhar só para o chão, para as coisas desta vida, para o que é passageiro. Olhar para si mesma, vive atada em si mesma, remoendo suas feridas.

Quando olho para o estado desta mulher, também, vejo o esforço dela para ver a sua vida restaurada. Mudanças e grandes viradas não acontecem como um passe de mágica, não é verdade! Não basta o nosso pensamento positivo, nem as nossas resoluções. Precisamos ter determinação, pois a restauração da nossa vida é fruto de grande esforço e perseverança da nossa parte. Por isso, eu aprendi algumas lições preciosas com ela e espero que edifique sua vida também.

1. Não entregue os pontos - veja o lado positivo desta triste informação: essa mulher nunca parou de tentar todos os modos de melhorar! Ela nunca entregou os pontos!

2. Não perca a fé - Lucas nos diz que ela era “filha de Abraão”, era uma mulher de fé. Ela nunca perdeu sua fé. Nunca perdeu sua esperança em Deus. Ela sempre alimentava sua crença.

3. Não adie uma decisão ao ouvir a voz de Deus - ao ouvir a voz de Deus, não endureça o seu coração! É mediante nossas ações que o milagre acontece. Obedeça e vá aonde Ele mandar.

4. Não deixe de celebrar sua restauração - a nossa alegria só se completa quando celebramos a restauração de nossa vida. Essa mulher celebrou a restauração da sua vida louvando a Deus!

Da mesma forma como essa mulher alcançou vitória sobre a enfermidade que assolava sua vida, nós também podemos endireitar a nossa vida hoje! Não se permita caminhar pela vida encurvado. O mesmo Jesus que estava ensinando naquela sinagoga e não suportou ver o sofrimento daquela mulher é o mesmo Jesus que está aqui hoje, neste momento presente, enquanto você lê esse devocional e Ele está olhando para sua vida encurvada, olhando para suas lutas, olhando para o seu sofrimento. O que Ele mais deseja é endireitar a sua vida. Então, te pergunto como foi perguntado pelo Espírito Santo a mim, você não quer endireitar sua vida hoje? Espero que sua resposta seja ir ao encontro d’Ele.

Por Érica Chagas

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Metas

Provérbios 27

7 dias, 7 canções: Dia 7 (É tudo você- Ministério Morada)