A mesa da conexão

 “Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda.” Salmos 23.5

 Em 2 Samuel 9.6-8, podemos ler um momento da história de Mefibosete:

Quando Mefibosete, filho de Jônatas e neto de Saul, compareceu diante de Davi, prostrou-se com o rosto em terra.

"Mefibosete?", perguntou Davi.

Ele respondeu: "Sim, sou teu servo".

"Não tenha medo", disse-lhe Davi, "pois é certo que eu o tratarei com bondade por causa de minha amizade com Jônatas, seu pai. Vou devolver-lhe todas as terras que pertenciam a seu avô, Saul, e você comerá sempre à minha mesa."

Mefibosete prostrou-se e disse: "Quem é o teu servo, para que te preocupes com um cão morto como eu?"

 A Biologia nos aponta inúmeros benefícios das refeições feitas com calma, sem telas e na presença das pessoas que amamos. Além disso, há estudos da Psicologia e da Nutrição que corroboram essa ideia. Dentre alguns dos benefícios destaco: conexão olho no olho, oportunidade de diálogo intencional e criação de memórias afetivas.

A mesa e seu poder também estão presentes na narrativa bíblica. No Tabernáculo, temos a primeira menção ao termo mesa (Ex 25.23-30) e ali Deus instituiu um princípio: a comunhão. Caminhando um pouco pela Palavra, vamos encontrar o Rei Davi trazendo Mefibosete de volta à mesa do rei e devolvendo-lhe a dignidade e o que era seu por direito (2 Sm 9.1-13). A mesa de Davi trouxe restauração e legitimou Mefibosete a condição de homem digno, visto que o próprio se enxergava como um cão morto. Aprendemos aqui que a mesa traz cura, restabelece conexões e restaura identidades.

Há uma canção da Thamires Garcia que diz: “A Tua mesa cura, a Tua mesa cura. Aqui tem vinho e pão e um lugar pra mim!” Essa mesa está disponível a cada um de nós. Davi sabia disso. Não foi à toa que ele escreveu no Salmo 23 verso 5 que uma mesa seria preparada para nós diante dos nossos inimigos e que ali seríamos ungidos e nossos cálices transbordariam. 

A mesa é tão importante que um dos momentos mais marcantes das últimas horas de Jesus aconteceu diante de uma mesa entre seus amigos. Em Ap 3.20 lemos que o Senhor bate à porta dos nossos corações e aguarda com expectativa que a abramos e o convidemos para cear? E onde a ceia acontece? Em uma mesa. Arraste a cadeira e convide-O para entrar, sentar e fazer morada.  

Por Thaís Duarte

P.s.: Você pode ouvir a canção “A Tua mesa cura” de Thamires Garcia nos principais streamings de música.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Metas

7 dias, 7 canções: Dia 7 (É tudo você- Ministério Morada)

Como você enxerga seus dias?