Sonda-me, Senhor

 O coração é mais enganoso que qualquer outra coisa e sua doença é incurável. Quem é capaz de compreendê-lo? Jr.17:9

 

A Bíblia faz uma afirmação no mínimo assustadora: o coração do homem é altamente enganoso. É bastante comum ouvirmos pessoas dizendo: “Eu vou seguir o meu coração” ou “Vou fazer o que o meu coração está pedindo. Nosso coração parece ser algo tão bom e puro, incapaz de ser contaminado ou poluído com as maldades do mundo. Só que isso não é verdade?

 

Nosso coração pode se tornar duro, indiferente, maldoso e até maligno. Nosso coração pode armazenar tanto o sagrado/santo quanto o profano. Seguir o coração pode nos levar a grandes enganos, pois sabendo que o coração é enganoso, é melhor seguirmos os princípios da Palavra de Deus. Se o nosso coração pode ser enganado e pode tornar-se enganoso, ele merece ser cuidado, observado, avaliado e sempre que necessário questionado. Afinal ele pode estar errado, não é verdade.

 

Tenho conhecido muitas pessoas profundamente arrependidas (depois das grandes perdas da vida), reconhecendo que aquilo que fizeram, pensando que estava certo estava errado. Foram pessoas enganadas pelo próprio coração. Decisões tomadas cheias de certezas, porém completamente enganadas assim como uma pessoa andando em uma estrada errada na certeza de que é a estrada certa.

 

Davi, um dos homens mais íntimos de Deus um dia foi enganado pelo próprio coração e sofreu terríveis consequências. No Salmo 19.12 ele pergunta: “Quem pode discernir seus próprios erros?”As dolorosas experiências da vida lhe fizeram compreender que o coração humano não é tão confiável assim, só em Deus consegue tal feito, baseado em seu amor e justiça imutáveis. Porém, Davi tinha um coração quebrantado, ensinável e mais tarde ele com medo do próprio coração pede a Deus que sonde ele profundamente e o guie.

 

Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece as minhas inquietações.

Vê se em minha conduta algo que te ofende, e dirige-me pelo caminho eterno. Salmos 139.23,24

 

Será que temos essa consciência quando pensamos, sentimos, planejamos e construímos nossa vida? Dia a dia estamos caminhando pensando no amanhã, nos preparativos para um novo ano, sempre preocupados com o futuro, porque desejamos viver um misto de celebração, conquista e satisfação. Mas a reflexão de hoje que te convido a fazer é que daqui pra frente a gente não venha perder nenhuma oportunidade de celebrar bem como de aprender e nos tornar mais parecidos com Jesus.

 

Bem-aventurados os limpos de coração porque eles verão a Deus.” Mateus 5.8


Por Érica Chagas

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Metas

7 dias, 7 canções: Dia 7 (É tudo você- Ministério Morada)

Como você enxerga seus dias?