A missão é possível

 “Certo dia, Jônatas, filho de Saul, disse ao seu jovem escudeiro: Vamos ao destacamento filisteu, do outro lado. Ele, porém, não contou isto a seu pai. Saul estava sentado debaixo de uma romãzeira na fronteira de Gibeá, em Migrom. Com ele estavam uns seiscentos soldados, entre os quais Aías, que levava o colete sacerdotal. Ele era filho de Aitube, irmão de Icabode, filho de Fineias e neto de Eli, o sacerdote do Senhor em Siló. Ninguém sabia que Jônatas havia saído. Para chegar ao destacamento filisteu, Jônatas teve que atravessar uma passagem entre duas rochas, chamadas Bozez e Sené.” 1 Samuel 14.1-4

 

O texto nos fala sobre um dos feitos militares mais incríveis de toda a Bíblia. Israel estava em uma das muitas guerras que teve contra os filisteus. E Jônatas, acompanhado apenas de seu escudeiro, decidiu enfrentar todo o exército inimigo.A Bíblia diz que, para aquele que crê, todas as coisas são possíveis. Essa história pode nos dar algumas pistas de como nossos sonhos e promessas são possíveis apesar de termos todas as previsões e estatísticas contrárias.

 

O povo de Israel estava em guerra contra os filisteus, mas o rei Saul, os sacerdotes e o exército de Israel estavam descansando. É muito perigoso quando em tempos de guerra os homens não estão dispostos a lutar. Muito provavelmente, Jônatas, cansado de ver a passividade de seu pai, dos líderes religiosos e do exército, tomou a decisão de atacar o campo inimigo por conta própria. A primeira característica que impressiona em Jônatas é a iniciativa.

 

Já vimos muitas pessoas hesitarem em começar porque acham que não têm o que é preciso para ter sucesso. Talvez, nós mesmos já agimos assim, né? Mas Deus já colocou em nós o potencial, a grandeza e os dons para subir a montanha, chegar ao topo e derrotar seus inimigos. A história de Jônatas nos ensina também que muitas vezes não precisamos de um exército inteiro para vencer, mas o que precisamos é de determinação.

 

Ele não tinha ideia do que ia enfrentar além do exército. Daí vem a primeira rocha que Jônatas teve que escalar, chamadaBozez” que significa pedra espinhosa e isso nos ensina que para chegar ao cume, ele teria que estar disposto a fazer um sacrifício. Em nossas vidas, sempre quando vale a pena chegar a algum lugar, isso nos exigirá esforço, sacrifício e trabalho.

 

Ainda tinha mais uma, e ela era chamada de “Sené”, que significa rocha escorregadia. Você sabe que era um lugar arriscado porque ele poderia escorregar e cair de um penhasco. Isso nos ensina que para chegar ao cume Jônatas teve que correr riscos.

 

O interessante é que não arriscar nada é o maior de todos os riscos. Jônatas preferiu arriscar e falhar, a não arriscar e ficar no mesmo lugar. A missão é possível, mas teremos que superar o medo do fracasso. O fracasso não é o oposto do sucesso, o fracasso faz parte do sucesso. Na verdade acredito que o impossível nunca é um fato, é apenas uma opinião e o nosso Deus tem a palavra final!


Por Érica Chagas

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Introdução e Provérbios 1

Metas

Provérbios 2