O segredo da autenticidade

Vivemos tempos difíceis, a vida moderna, apesar das facilidades que a tecnologia trouxe ao homem, tornou-o mais estressado. Nas cidades falta contato com a natureza, o barulho, a poluição do ar, sonora e a visual, o trânsito caótico e a violência fazem com que as pessoas se tornem mais cansadas, irritadas, desconfiadas e ansiosas.

A sociedade por sua vez, incentivando a demolição dos valores tradicionais ou permitindo a corrupção e a impunidade, promove modelos negativos; valoriza o talento e não o caráter; estimula o materialismo e a concorrência entre pessoas e empresas, e consequentemente a cobiça, a violência e a morte.

Em casa, a ausência de um ou de ambos os pais, por questões financeiras ou divórcio, modificou a estrutura familiar. A falta de limites individuais e a ausência de diálogo contribui para a formação de indivíduos carentes, inseguros, levianos, frágeis emocionalmente.

Para quem deseja ter saúde emocional, a primeira coisa a fazer é:

- Conhecer-se, assumir quem é e respeitar os seus limites, não se forçando a ser, ter e a fazer o que está acima das suas possibilidades, pois violenta seu emocional ou seus princípios éticos e morais.

 

Um grande exemplo de autenticidade era Jesus, que como homem, ele era uma pessoa cheia de sabedoria, graça, amor e tranquilidade, nunca deixou de dizer a verdade, de ensinar e de fazer o que era certo por causa de ninguém, sofreu muitas represálias e críticas por partes de líderes religiosos de sua época por andar nos meios dos pobres, tocar nos leprosos, comer com publicanos e pecadores para ensinar-lhes sobre o Reino de Deus.

 

Jesus pagou um alto preço por quem era: um rei manso e humilde de coração (Mt 11.29). Contudo, Jesus nos deixou um exemplo de verdade, humildade, amor, bondade e autenticidade, pois nem mesmo quando estava para ser morto negou quem era e para o que viera ser.

 

Você poderá dizer como o apóstolo Paulo: “Mas pela graça de Deus, sou o que sou; e a sua graça para comigo não foi inútil.” (1Co 15.10a)


Por Suelen Cristina

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Metas

Provérbios 27

7 dias, 7 canções: Dia 7 (É tudo você- Ministério Morada)