Provérbios 19

Estamos no ano da colheita, mas será que iremos passar por cima de qualquer coisa, até mesmo dos nossos princípios para alcançar o que queremos?


Este capítulo vai sobre disso e de outros assuntos, porém destaquei alguns apenas alguns deles:


• Integridade (19:1 - Melhor é o pobre que vive com integridade do que o insensato que só fala tolices) – Não podemos deixar que nossa integridade e honestidade mudem quando a colheita vier. Não podemos nos tornar insensatas nem tolas. Precisamos sempre lembrar que a ética é mais importante do que as posses materiais. Riqueza obtida por meios desonestos é de curta duração. 


• Consequência da mentira (19:9 - A falsa testemunha não viverá sem castigo, e o que profere mentiras perecerá) – O mentiroso será punido porque essa é a consequência do pecado. Tudo que plantamos certamente iremos colher. A mentira gera quebra/ruptura da confiança.


• Domínio próprio (19:11 - Sábio é o homem que consegue controlar seu gênio e sua grandeza está em ser generoso e perdoador com quem o ofende!) – A pessoa sábia evita conflitos desnecessários e sabe controlar as suas emoções, evitando problemas e aborrecimentos para si mesma. 


• Dádiva do Senhor (19:14 - Um homem pode herdar dos seus pais casa e dinheiro, mas somente o SENHOR pode conceder uma esposa sábia) – Aqui diz que uma esposa prudente/sábia é um presente de Deus para o homem e que é Deus quem a dá. 


• Planos (19:21 - O ser humano pode fazer muitos planos; contudo, quem decide é Deus, o SENHOR!) – Devemos buscar a vontade de Deus e sermos dependente dEle pois estaremos no caminho correto e dando bons frutos.


Concluo que cada um desses ensinamentos é um guia para nossas vidas e nos ensina como devemos proceder em cada situação: buscando diariamente a sabedoria e entendimento para fazer tudo de acordo com a vontade de Deus.


Por Ana Paula Alves 

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O Parasita

Filho do trovão

Tempestade em copo d’agua