Provérbios 6

* O capítulo 6 do livro de Provérbios é um alerta para que venhamos evitar algumas armadilhas.
* No versículo 05, Salomão faz um alerta para quem se coloca como responsável pelo pagamento da dívida de alguém.
* Muitas vezes queremos ajudar alguém sendo seu fiador, mas nem sempre pedimos a permissão do Senhor. 
* Quando decidimos ser fiador de alguém precisamos estar preparados para pagar essa dívida (caso se faça necessário)
* Dos versículos 06 a 11, Salomão nos instrui a sermos como a formigas. Ele diz isso porque elas não necessitam de nenhum chefe, sabem das suas necessidades e trabalham de forma planejada e organizada. Sendo assim, não passam fome no inverno. 
* Nós devemos fazer o mesmo que as formigas: devemos cuidar do nosso futuro agora. Assim, não seremos pegos de surpresa quando ele chegar e estaremos prontas para a colheita.
* A preguiça, a improdutividade, a falta de conhecimento e o futuro vazio são características de pessoas preguiçosas.
* Os versículos 12 a 15 falam do homem mal e o alerta a não permitir que nenhuma parte do seu corpo seja entregue à prática da maldade: boca, olhos, pés, dedos… cada detalhe. 
* Reflita: você tem emprestado alguma parte do seu corpo para a maldade? Se sim, comece hoje a mudar isso!
* Nos versículos 16 a 19, o autor fala sobre os pecados que Deus abomina. Se atente para essa lista e sonde o seu coração em relação a cada um desses pontos.
* Os pecados desta lista sāo: olhos altivos (arrogância em relação ao próximo), língua mentirosa, māos que derramam sangue inocente, o coraçāo que traça planos perversos, pés que se apressam para fazer o mal, testemunha falsa que espalha mentiras e aquele que provoca discórdia entre os irmãos.
* Os versículos de 20 a 23 falam sobre cumprimento dos mandamentos. Vale lembrar que a lei de Deus não é para nos julgar, e sim para nos proteger. Ela nos guarda das ciladas do inimigo.
* Os versículos 24 a 29 falam sobre o efeito do pecado sexual. É importante lembrar que quando alguém cobiça em seu coração já está escolhendo andar no caminho errado. O pensamento impuro já é considerado uma forma de adultério.
* Para de manter afastada de Tudo isso: cuide da sua mente e se mantenha firme da Palavra.
* Nos versículos 30 a 32 lemos que não existe justificativa para quem comete adultério. Nestes versos, l Rei Salomão explica que o adultério vem seguido de consequências ruins e inevitáveis já que é impossível fazer restituições.
* Os versículos 33 a 35 mostram que o adultério tira a paz. nada fere mais o coração de alguém do que uma traição.
_Que possamos estar atentas à Palavra buscando entender que a Lei de Deus não é um castigo, ou um julgamento, e sim uma orientação para nos proteger. 

Lembre-se: Deus quer nos ver bem, em paz e longe de qualquer situação que nos traga resultados trágicos.

Por Mariana Coutinho 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Parasita

Filho do trovão

Tempestade em copo d’agua