Provérbios 7

 Tesouros de Provérbios


Graça e Paz! 


Podemos, ao meu ver, tirar 3 grandes bases desse capítulo tão profundo:


- A relação que devemos ter com a sabedoria e a prudência e como esses conceitos aplicados ao nosso dia a dia nos trarão VIDA. (Provérbios 7:1-4).


- Esse texto fala especificamente do adultério e dá advertências claras sobre as consequências desse pecado na área da sexualidade. O autor deixa claro que tais caminhos são caminhos de MORTE. (Provérbios 7:10-27)


-O detalhamento das observações apresentadas por Salomão a respeito de uma mulher que tinha um caráter de investidora sendo que, infelizmente, para o mal.


-Existem alguns métodos de aprendizagem e Salomão, em toda sua inteligência, nos ensina muito mais que apenas uma história sobre uma mulher que é adúltera.


-Ele através do método passivo e com o gigante potencial de OBSERVAÇÃO que tinha nos dá uma profunda lição. 


-Temos em Provérbios 7 registrado esses métodos de aprendizagem tão eficazes da observação e da transmissão de conhecimento. Se interpretarmos de forma ainda profunda esse capítulo, ele nos garantirá ensinamentos maravilhosos. 


-Quero destacar que a primeira parte de Provérbios 7 fala da relação que precisamos ter com a vida. Isso em nosso dia a dia nos garante uma aproximação do outro exemplo citado: "a menina dos teus olhos". Ela é aquela que guarda a lei, que é agradável, que traz consigo um tom de sensibilidade e fidelidade. 


-De forma simples aqui temos apresentadas relações de aproximação que nos garantem meios de agradarmos ao Senhor de obter vida como consequência das nossas ações.


-O oposto citado é a mulher adúltera que, embora pecadora, é investidora. Vemos no texto que ela tem uma personalidade seletiva e de destaque. Ela se enfeita para chamar atenção de quem ela quer, se apresenta de forma acelerada e tem atitude para obter o que deseja. Ela sabe falar de forma contundente, enfeita a cama com o melhor possível, ambientaliza tudo com bons perfumes, e tem muita disposição (inclusive sexual). 


-Vemos que ela prepara um momento oportuno, é carinhosa e persuasiva. Observem que todas essas características são boas sendo que, infelizmente, ela usa para o mal e para um caminho de morte. 


-Ela atrai o que deseja, porém apenas por momentos. A palavra diz que "até que como louco", o jovem sem juízo cai nessa cilada. Ele se perde e se fere por conta dela. Lamentável.


-Então temos aqui um exemplo que serve tanto pra homens como pra mulheres de como os dois extremos de caminhos conduzem ou à sabedoria/vida ou a morte/pecado. Isso nos faz refletir sobre qual caminho estamos seguindo e como temos usado nossos dons e talentos.    


-Quantas mulheres são tão ou mais espertas que está mulher adúltera? Porém, por que não se aplicam para o inverso e para viver bem? Ou talvez pra ter uma boa construção da sexualidade com o próprio marido preparando o ambiente e enfeitado-o ou a si mesma?


-Pior ainda, existem mulheres que, infelizmente, ainda não sabem nem o que querem da vida e optam por uma vida de prazeres momentâneos e de pecado como a mulher adúltera. 


-Estamos falando de escolhas diárias. Notem comigo que nesse INTERVALO das duas bases do capítulo 7(vida e morte) existem mulheres sábias e mulheres que não são. Precisamos estar atentas e nos aproximar da sabedoria nos afastando diariamente dos pecados que surgem e das ciladas que nossa personalidade atrai. 


-Dessa forma, precisamos e devemos explorar ainda mais essa leitura e esses princípios que Salomão nos deixou quando apresentou esses personagens e todo livro de Provérbios. Se aplicarmos isso ao nosso dia a dia quem ganhará seremos nós e nossas famílias. Além disso, se ensinarmos outras mulheres estaremos investindo e repassando muita coisa. 


-As recompensas são de vida e sabedoria, riquezas que devemos amarrar nos dedos e colocar na tábua do coração (Provérbios 7.3), _no áudio destaco mais inclusive essa primeira base._


Por Priscila Rocha🫶🏽🤍🙌🏾

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Metas

7 dias, 7 canções: Dia 7 (É tudo você- Ministério Morada)

Como você enxerga seus dias?