Eu te conheço apesar de tudo

 

Então, prendendo-o, levaram-no para a casa do sumo sacerdote. Pedro os seguia a distância.

Mas, quando acenderam um fogo no meio do pátio e se sentaram ao redor dele, Pedro sentou-se com eles.

Uma criada o viu sentado ali à luz do fogo. Olhou fixamente para ele e disse: "Este homem estava com ele".

Mas ele negou: "Mulher, não o conheço".

Pouco depois, um homem o viu e disse: "Você também é um deles".
Homem, não sou!", respondeu Pedro.

Cerca de uma hora mais tarde, outro afirmou: "Certamente este homem estava com ele, pois é galileu".

Pedro respondeu: "Homem, não sei do que você está falando!" Falava ele ainda, quando o galo cantou.

O Senhor voltou-se e olhou diretamente para Pedro. Então Pedro se lembrou da palavra que o Senhor lhe tinha dito: "Antes que o galo cante hoje, você me negará três vezes".

Saindo dali, chorou amargamente.

 

Lc 22:54-60

 

Pedro foi alertado por Jesus ainda na mesa da Santa Ceia de que ele O trairia (Mt 26:31-36). Em seu ímpeto, Pedro disse que ainda que todos abandonassem a Jesus, Ele jamais o faria. Sabemos que não foi bem assim que as coisas aconteceram. Quando o Mestre foi preso, Pedro manteve-se perto, mas não tanto quanto se esperava. Embora estivesse no pátio da casa do Sumo Sacerdote onde Jesus era interrogado, ele tentou manter a discrição e quando foi descoberto fez questão de negar que conhecia a Jesus. Pedro fez isso uma, duas, três vezes e; então; o galo cantou.

Toda vez que leio essa passagem tento imaginar a ficha de Pedro caindo e o peso que seus ombros sentiram. Não à toa o texto diz que ele chorou amargamente. Pedro caiu em si e percebeu quão falho ele era. Embora andasse ao lado de Jesus ainda não havia percebido que suas debilidades ainda eram grandes e que tinha um caráter fraco. Negar a Jesus no momento que Ele mais precisava dele revelou que seu amor e sua fé ainda não eram fortes o suficiente.

Depois disso, Pedro assiste o seu mestre ser pregado em uma cruz tal qual um maldito (Gl 3:12-14). Pedro viu seu mestre morrer e levar consigo a esperança. Pedro, assim como os demais discípulos, ficou com medo e se escondeu. Essa paralisia fez até que ele duvidasse das palavras de Maria Madalena quando lhe anunciou que Cristo havia ressuscitado. Por isso, ele fora correndo até o túmulo para ver com seus próprios olhos (Jo 20:1-7).

Jesus sabia a condição do coração de Pedro e mais à frente em Jo 21:15-17, Ele lhe restaura. Jesus pergunta a Pedro se ele O ama e Pedro ainda tímido expressa algo que no original significa algo parecido com “Senhor, eu gosto de Ti!”. Jesus pergunta mais uma vez e Pedro torna a dizer que gosta do Senhor. Jesus insiste e repete a pergunta. Pedro, então, declara que o Senhor sabe o quanto ele O ama. Acontece aqui a restauração de Pedro. O homem que antes negara a Jesus por três vezes agora é questionado sobre o seu amor. A mesma proporção de vezes que ele negou a Cristo foi a quantidade de vezes que Jesus o questionou para o curar. O amor de Cristo constrangeu a Pedro. O amor de Cristo o alcançou em meio à sua dor. O amor de Cristo o transformou na pedra sobre a qual a Igreja foi alicerçada.

Pedro poderia cantar o mesmo que o Ministério Zoe e dizer:

Tentei fugir e você me caçou

Pensei que já bastava e você me mostrou

 Que era só o começo e o que eu pensei ser o fim nem começou

  Como um leão você me cercou

 Com fúria me despedaçou 

 Meus ossos quebrados, moídos, então eu aprendi.

 

Pedro, finalmente, conheceu o amor que antes ele tinha perto de si, mas desconhecia em totalidade.

 

Por Thaís Duarte

 

·         Você pode ouvir a canção O outro lado do amor (Ministério Zoe) através do link: https://www.youtube.com/watch?v=2x1PTmSvaZ4

 

 

 

Comentários

  1. Amém,palavra abençoada.
    Quantas vezes eu seria capaz de negar o meu Senhor,claro que já questionei a Pedro,mas quem sou eu, provavelmente me acovardaria do mesmo jeito,mas o Senhor é misericordioso e nos dá a oportunidade de nos restaurar.
    Louvado seja Deus por tanto amor!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Metas

7 dias, 7 canções: Dia 7 (É tudo você- Ministério Morada)

Como você enxerga seus dias?