Provérbios 28

Este capítulo continua trazendo a sabedoria que ensina a viver e seus conselhos se assemelham aos que já lemos nos capítulos 10 e 22.


Temos 28 versículos com provérbios antitéticos que são aqueles que trabalham com a ideia do contraditório através da comparação. Por exemplo, expõe-se que a luz não se mistura com as trevas. 


O resumo dos assuntos principais seria assim:


01- Ímpios e justos na sociedade. 

02- Corrida pelo poder.

03- Opressão quando chega ao nível extremo.

04- Quando a lei afrouxa, os maus prevalecem.

05- A Lei de Deus ilumina a todos.

06 ao 11- Qualidades que edificam uma pessoa independente das circunstâncias externas e as perdas e danos que as más escolhas q conduzirão. 

12- A alegria de um povo quando bem governado.

13- Um pecado encoberto é um pecado conservado.

14- O temor produz alegria.

15 e 16- O tirano aos olhos de Deus é alguém sub-humano, estúpido e de curta sobrevivência.

17- O assassino tira não somente a vida do seu semelhante, mas também a sua própria paz e quebrq o sexto mandamento da Lei de Deus.

18- Profundo contraste entre os que andam na verdade tendo o direito de viver de cabeça erguida e dormir com a consciência limpa e o perverso que caminha por uma estrada sinuosa e cheia de armadilhas onde cairá.

19- A boa administração do que recebemos de Deus.

20 ao 25 - Quem tenta enriquecer depressa está sujeito a escolher o caminho dos ganhos desonestos.

26- O coração não é confiável, ou seja, a autoconfiança é insensatez e ela precede a queda. Devemos tomar decisões baseadas na Palavra de Deus.

27- A benção da generosidade  é o caminho mais seguro para a prosperidade.

28 - O temor do povo sobre governantes opressores só traz alívio quando estes saem do poder. 


Destaco dois versículo 9 e o 13:


O versículo 9 fala sobre aqueles que não ouvem a Deus e que desviam os ouvidos para ouvir aquilo que Deus tem para ele como instrução da sabedoria. Devido à prática do indivíduo que age assim até as suas orações são abomináveis ao Senhor porque devem ser cheias de orgulho e sem temor.


O versículo 13 que fala sobre encobrir pecados porque traz a ideia de se recusar a admitir ou transferir a culpa do que fazemos para o outro camuflando suas faltas. 

  

O Rei Davi entendeu que esconder o pecado só levava a consequências negativas tanto físicas e emocionais quanto espirituais (Sl 32.3-4).

 

Confessar e abandonar implicam em mudança de mente.  (Rm 12.1 e 1Jo 1.9).


Peça perdão, receba da graça e da misericórdia do Pai com gratidão.


Termino falando que o homem fiel ou a mulher fiel será uma acumuladora de benção como dito no versículo 20. Nossa recompensa e maior colheita será no céu, mas creio que Deus também libera benção para aqueles que são fiéis ainda aqui nesta terra. Se agrade do Senhor e Ele satisfará os desejos do seu coração (Sl 37.4).


Um grande abraço e um dia abençoado para você.


Por Pra. Érica Chagas

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Tempestade em copo d’agua

O Parasita

Filho do trovão