Provérbios 29

 Este capítulo aborda assuntos como justiça, honestidade, disciplina e sabedoria.


O primeiro versículo nos ensina que a pessoa que é repreendida e não aceita a correção cairá em destruição. Hoje em dia, muitas pessoas não gostam de ser corrigidas. Elas negam a correção sem nem mesmo refletir sobre o assunto. Com essa atitude, elas só fazem mal a si mesmas. Devemos aceitar a repreensão, meditar, refletir e orar sobre o assunto para entender o que a palavra diz e para que o Espírito Santo nos direcione no que devemos fazer.


Os demais versículos orientam aqueles que governam a fazê-lo com sabedoria e de maneira justa. A justiça governa para o bem de todos enquanto a perversidade governa somente para satisfazer seus interesses. Um mau governo é um flagelo para o povo, mas um governante justo é uma benção para nação.


A sabedoria também é muito citada nesse capítulo. O versículo 9 diz que: “O homem sábio que pleiteia com o tolo, quer se zangue, quer se ria, não terá descanso.” Sabedoria e insensatez estão sempre em lados opostos. Discutir com uma pessoa insensata é perder tempo. Não devemos perder nossa paz com o insensato nem com os zombadores.


Em Pv 29:11 está escrito: “O tolo revela todo o seu pensamento, mas o sábio o guarda até o fim.” O sábio sabe lidar com os seus sentimentos. Ele é senhor de suas emoções e não um escravo delas. O ímpio é constantemente explosivo e temperamental. Por isso, é incapaz de controlar o que sente ferindo a todos os que estão a sua volta. Quando o Espírito Santo habita em nós aprendemos a ter o controle dos nossos sentimentos


Provérbios 29 também nos aconselha que no contexto familiar as crianças devem ser corrigidas e disciplinadas. Contudo, isso deve ser feito sempre em sabedoria para que ela possa ser motivo de orgulho e não de vergonha. Uma criança que aprendeu a obedecer dará paz de espírito a seus pais. Do contrário, tudo o que encontraremos será tristeza.


O justo não aprova a conduta dos ímpios, não exalta suas palavras e nem defende suas atitudes. O ímpio pensa e fala diferente do justo. Seus valores não são compatíveis e caminha por estradas diferentes. Pense como está sua conduta e veja se ela condiz mais com os justos ou se está parecida com os ímpios.


Os últimos versículos de Pv 29 nos ensinam que é muito melhor confiar no Senhor porque assim você estará seguro. Aqueles que confiam em Deus fazem escolhas que agradam a Ele. Ninguém pode mudar nada sobre isso ou influenciá-lo. Deus preserva todos os que confiam nEle.


Por Mayara Touceda

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tempestade em copo d’agua

O Parasita

Filho do trovão