Provérbios 30

 É o capítulo onde temos “As palavras de Agur." O que me chamou muita atenção neste texto é como o autor destaca alguns pontos que deveriam ser (re)vistos em nossas vidas.


Humildade


“Na verdade eu sou o mais bruto dos homens, nem mesmo tenho o conhecimento de homem. Nem aprendi a sabedoria, nem tenho o conhecimento do santo.”

Provérbios 30:2,3


Agur abre sua exposição reconhecendo suas falhas e fraquezas. Fazer isso deve ser uma marca na vida do cristão. Nós não somos perfeitos, não somos melhores que outras pessoas e devemos reconhecer que temos diversas falhas.


Essa humildade e vulnerabilidade em reconhecer nossas fraquezas é que nos leva para mais perto de Cristo, o único pelo qual temos salvação de nossos pecados. A altivez e a arrogância não têm lugar na vida das pessoas que se renderam aos pés da cruz, que entregaram suas vidas ao SENHOR.


Nossa posição em relação a Deus


“Quem subiu ao céu e desceu? Quem encerrou os ventos nos seus punhos? Quem amarrou as águas numa roupa? Quem estabeleceu todas as extremidades da terra? Qual é o seu nome? E qual é o nome de seu filho, se é que o sabes?”

Provérbios 30:4


Agur nos mostra que devemos entender e reconhecer a posição do Senhor em relação à nossa: somos criaturas, somos falhos e passageiros. Já Ele é o Criador, perfeito, santo e eterno.


Autoridade da Palavra


“Toda a Palavra de Deus é pura; escudo é para os que confiam nele.”

Provérbios 30:5


Ele também reconhece a autoridade da Palavra de Deus. Em meu entendimento, essa deve ser uma marca na vida daqueles que se declaram cristãos.

Quando entendemos a autoridade da Palavra passamos a não apenas saber disso, mas agir de acordo com o entendimento.


Distância das tentações


“Afasta de mim a vaidade e a palavra mentirosa; não me dês nem a pobreza nem a riqueza; mantém-me do pão da minha porção de costume; Para que, porventura, estando farto não te negue, e venha a dizer: Quem é o Senhor? ou que, empobrecendo, não venha a furtar, e tome o nome de Deus em vão.” Provérbios 30:8,9


Agur pede que Deus o afaste das tentações. Ao pedir apenas pelo necessário para o seu dia, nem mais, nem menos; ele demonstra algo que deve ser visto em todos nós: o desejo por uma vida humilde e dependente do Senhor.


Honra aos pais


“Há uma geração que amaldiçoa a seu pai, e que não bendiz a sua mãe.” Provérbios 30:11


Honra aos pais é apresentando ao longo de toda a Palavra e não deixa de ser uma verdade e uma marca para nós em nenhum momento. Não podemos ser essa geração que não reconhece a importância de nossos pais.


Arrependimento


“O caminho da mulher adúltera é assim: ela come, depois limpa a sua boca e diz: Não fiz nada de mal!”

Provérbios 30:20 


Todo cristão, em minha opinião, deve ter a certeza de que se pecamos, precisamos nos arrepender. Entendo que arrependimento é estar disposto a assumir o seu erro diante de Deus, clamando pelo perdão e estando pronto para uma mudança de atitude.


Dedicação


“As formigas não são um povo forte; todavia no verão preparam a sua comida;”Provérbios 30:25


Salomão fala diversas vezes no livro de Provérbios sobre a questão da dedicação. Agur traz o mesmo entendimento de que devemos ser pessoas dedicadas naquilo que fazemos e que devemos evitar a preguiça.


Unidade


“Os gafanhotos não têm rei; e contudo todos saem, e em bandos se repartem." Provérbios 30:27


A mesma coisa acontece conosco como cristãos: somos mais fortes quando estamos andando em unidade e não divididos.


Agur, em um capítulo do livro de Provérbios, consegue nos ensinar muito sobre o caminhar do cristão. Ele nos mostra pontos que são essenciais para nossas vidas e coisas sobre as quais precisamos meditar.


O que fico pensando ao ler este capítulo é: Em quais destes pontos eu tenho falhado? Em quais deles eu posso fazer melhor?


Espero que o Espírito Santo fale com vocês  através desta meditação.


Paz.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Metas

7 dias, 7 canções: Dia 7 (É tudo você- Ministério Morada)

Como você enxerga seus dias?