Bem-aventurados

Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. 

Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite.

Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará. 

Não são assim os ímpios; mas são como a moinha que o vento espalha.

Por isso os ímpios não subsistirão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos.

Porque o Senhor conhece o caminho dos justos; porém o caminho dos ímpios perecerá.

Salmo 1:1-6


O termo bem-aventurança é sinônimo de felicidade. O termo vem do hebraico esher e passa a ideia de contentamento, satisfação total. O primeiro verso nos diz que não devemos andar segundo o conselho dos ímpios (rasha´ em hebraico), ou seja, daqueles que não servem ao Senhor. A palavra conselho significa desígnio, propósito e é isso que não devemos ter como nossa referência.

O versículo segue nos dizendo para não nos determos no caminho dos pecadores (em hebraico, chatta'). O significado de deter é permanecer, manter-se, tomar posição, ser ou tornar-se servo, obedecer. Deu para entender o motivo do versículo nos aconselhar a não parar neste caminho? Se o fizermos, nos tornaremos semelhantes a quem vive pecando por prazer e por escolha. Fuja desses caminhos de morte!

Também somos aconselhados a não nos assentarmos com os escarnecedores (luwts em hebraico). O significado de escarnecedor é quem fala arrogantemente, que se vangloria e/ou que ridiculariza os outros. Em nossa sociedade, estamos cercados de pessoas escarnecedoras, mas isso não pode nos assustar. Sabe por quê? O apóstolo Paulo já nos alertou de que nos últimos dias tudo ficaria de ponta a cabeça e o mal dominaria (2 Tm 2:1-4).

Recebemos 3 alertas no primeiro versículo, mas também recebemos também a chave para agirmos a fim de sermos bem-sucedidos. Vejamos:

Meditar a Palavra dia e noite

Quando paramos para meditar (hagash em hebraico), paramos para refletir; ponderar e dedicar tempo a algo. Fazemos isso a respeito das coisas que têm muito valor para nós. Sendo assim, tirar tempo para estudar e aprender com e pela Palavra, fará nossas vidas ganharem ainda mais sentido e propósito. Se não fosse assim Josué não teria sido aconselhado a meditar e aplicar essa Palavra a fim de ser bem-sucedido (Js 1:8). 


A pessoa que coloca a Palavra de Deus como guia e prioridade da sua vida se torna bem-sucedido (tsalach em hebraico). Uma pessoa assim que tem prosperidade (o que não tem a ver apenas com dinheiro), que obtém bons resultados, que avança e que progride. Tal pessoa é comparada à uma árvore que é saudável, produz frutos e não se perde onde não deve. 

A verdadeira felicidade está em pertencer ao Senhor e dEle conhecermos. Que possamos seguir os conselhos deste salmo a fim de sermos felizes de verdade no Senhor, com o Senhor e para o Senhor.

Por Thaís Duarte


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Metas

7 dias, 7 canções: Dia 7 (É tudo você- Ministério Morada)

Como você enxerga seus dias?