Nossas forças e nossas fraquezas pertencem a Deus

Você já ouviu falar do método SWOT (traduzido como método Fofa)?


O método SWOT (strong, weakness, opportunity and threat) é um método utilizado comumente pelos administradores a fim de colocar visível aquilo que pode estar atrapalhando o crescimento da empresa. 


Ao analisar cada um desses itens fica fácil perceber onde estão os erros e/ou acertos e focar no que realmente é preciso. 


Certa vez li um livro chamado O privilégio ser mulher de Alice Von Hildebrand e me deparei com um trecho que me lembrou deste método. 


O trecho do livro dizia que "a verdadeira força está em saber quão fraco se é, pois essa consciência é o toque de clarim que anuncia que se precisa de ajuda. Deus sempre escuta aqueles que lhe pedem ajuda." 


Fiquei pensando no que disse o apóstolo Paulo sobre ser sábio nos gloriarmos nas nossas fraquezas (2 Co 11:30). A gente tem muita facilidade de pensar nos nossos pontos fortes, mas são as nossas fraquezas que apontam a quem adoramos, para onde estamos indo e o que colheremos. 


Não dá para pensar apenas em nossas forças. Se fizermos isso, iremos a nos orgulhar do que já conquistamos e isso pode anteceder a nossa queda. 


Agora, se olharmos para nossas fraquezas e limitações, veremos que não somos nem 10% do que julgamos. E quando tivermos essa percepção seremos capazes de olhar pro alto e buscar socorro (Sl 121:1). Entenderemos que não somos deuses e que não podemos viver como se fôssemos. 


Essa mudança de foco e percepção vai nos levar a analisar melhor as oportunidades que nos chegam e também as ameaças que nos cercam. 


O método Fofa é uma forma de olharmos tanto para nosso interior quanto para nosso exterior e isso nada mais é do que a Bíblia nos ensina nos versículo abaixo:


2 Coríntios 4:16: “Por isso não desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia.”


Provérbios 4:23: "Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida."


Marcos 8:34-35: “Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me. Pois quem quiser salvar a sua vida, a perderá, mas quem perder a vida por minha causa e pelo evangelho a salvará.”


Por Thaís Duarte

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Metas

7 dias, 7 canções: Dia 7 (É tudo você- Ministério Morada)

Como você enxerga seus dias?