Por que devemos vigiar?

4 E depois disto aconteceu que se afeiçoou a uma mulher do vale de Soreque, cujo nome era Dalila

5 Então os príncipes dos filisteus subiram a ela, e lhe disseram: Persuade-o, e vê em que consiste a sua grande força, e como poderíamos assenhorear-nos dele e amarrá-lo, para assim o afligirmos; e te daremos, cada um de nós, mil e cem moedas de prata.

6 Disse, pois, Dalila a Sansão: Declara-me, peço-te, em que consiste a tua grande força, e com que poderias ser amarrado para te poderem afligir.

15 Então ela lhe disse: Como dirás: Tenho-te amor, não estando comigo o teu coração? Já três vezes zombaste de mim, e ainda não me declaraste em que consiste a tua força.

16 E sucedeu que, importunando-o ela todos os dias com as suas palavras, e molestando-o, a sua alma se angustiou até a morte.

17 E descobriu-lhe todo o seu coração, e disse-lhe: Nunca passou navalha pela minha cabeça, porque sou nazireu de Deus desde o ventre de minha mãe; se viesse a ser rapado, ir-se-ia de mim a minha força, e me enfraqueceria, e seria como qualquer outro homem.

Juízes 16:4,5.6.15:22


Como cristãos por vezes nos esquecemos desse versículo: "Vigiem e orem para que não caíam em tentação. O espírito está pronto mas a carne é fraca” (Mt 26:41). Precisamos orar sim, mas também colocar-nos vigilantes e não abrir a guarda.

O nosso adversário usa de várias estratégias para nos derrubar. Aa palavra nos adverte que "aquele que está de pé cuide para que não caia( I Co 10:12). Ao olharmos para vida de Sansão nos deparamos com um homem forte, que derrotou leões; mas que se esqueceu de vigiar em seus relacionamentos.

A Bíblia diz que ele se afeiçoou a Dalila e, por conta disso, se entregou e brincou quando deveria estar mais vigilante. Como Sansão, derrotamos grandes obstáculos; mas se não vigiarmos; caíremos em armadilhas pequenas. Sansão brincou tanto que não reconheceu o laço sendo armado e apertado aos poucos.

Com ele aprendemos algumas consequências da falta de vigilância:

• Sansão dominou um leão, mas não a si mesmo.

• Sansão pecou pela concupiscência dos olhos.

• Incendiou um campo inteiro, mas se deixou incendiar pela lascívia

• Brincou de ser amarrado e amarrado ficou.

• Carregou os portões de Gaza e foi esmagado por seus pecados.


Contudo mesmo Sansão não tendo estado vigilante quando deveria, Deus no momento certo ouviu a oração de Sansão e o fez derrotar seus inimigos. Deus devolveu-lhe a força e a Palavra relata que Sansão matou mais em sua morte que em vida.

Que a vigilância faça parte da nossa trajetória de vida pois o nosso inimigo anda ao derredor procurando a quem possa tragar (1 Pe 5:8).


Por Luciana Duarte 


*Concupiscência dos olhos: desejo pedindo do prazer carnal praticado na imaginação e, muitas vezes, trazido ao corpo. 

(Este termo pode ter várias aplicações, destaquei a que melhor se encaixa para o texto e a história de Sansão). 


* Lascívia: implica a impossibilidade de controlar a libido (desejo sexual), podendo tornar-se numa obsessão.

(A lascívia é uma das obras da carne citadas em Gl 5). 

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Metas

7 dias, 7 canções: Dia 7 (É tudo você- Ministério Morada)

Como você enxerga seus dias?