Pare de admirar sua fraqueza

    “Ele respondeu: Tenho sido zeloso pelo Senhor, Deus dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram a tua aliança, derribaram os teus altares e mataram os teus profetas à espada; e eu fiquei só, e procuram tirar-me a vida.” (1Rs 19.10)

    Você se sente injustiçado? Você sofre de autocomiseração? A vitimização pode ser um sentimento silencioso, quase imperceptível, mas muitas pessoas sofrem desse vício da alma. Sentir pena de si mesmo é um hábito que se instala na alma e impede que a pessoa persevere em seu propósito. Pessoas que sofrem com esse mal estão sempre buscando culpados para sua vida ser insatisfatória. Outros acabam buscando o isolamento, como se fosse a única pessoa sincera e confiável no planeta.

    Elias, apesar de ter sido um profeta extraordinário, deixou-se dominar pela autocomiseração. Ele acusou o povo de Israel de ser um povo irrecuperável. Quando Deus perguntou o porquê daquela reclusão, ele respondeu: “só eu tenho sido zeloso pelo teu nome”.

    No início do meu ministério pastoral eu senti a autopiedade aflorar. Nesse tempo derramava lagrimas copiosas quando orava. Na verdade, eu acreditava que eram lagrimas de um quebrantamento. Gostava de ouvir hinos melancólicos e esperava que Deus me recompensasse por ser uma vítima. Então certo dia Deus me fez entender que minhas lágrimas não eram de quebrantamento ou de avivamento, mas eram lágrimas de autopiedade. Eu alimentava minha fraqueza. 

    Hoje, reconheço que o futuro recompensa aqueles que se levantam rapidamente dos golpes que a vida lhe dá. Por isso gosto muito do que Salomão diz: “Se te mostras fraco no dia da angústia, a tua força é pequena.” (Pv 24.10).

    Se tiver que chorar, chore por perdas reais, mas não se curve para sempre, não desista da carreira nem se torne um crítico arrogante como se você fosse perfeito. Existem muitos joelhos que não se dobraram a baal.

Comentários

  1. Bom dia !! Palavra poderosa que Deus te conserve com saúde e sabedoria para alimentar suas ovelhas com qualidade.

    ResponderExcluir
  2. É complicado e doloroso chegar a conclusão de que vc está se vitimizando,qts vzs pensei assim e não vou negar que de vez em qd me pego tendo esse pensamento,tenho me policiado e colocado diante do Senhor essa fragilidade e tenho aprendido com muito custo a não ficar prostrada,pq não sou coitadinha,sou filha amada e mais que vencedora em Cristo!!
    Amém!!

    ResponderExcluir
  3. Sou grato a Deus por cada dia vivido, não me sinto mais um derrotado, pois ele tem um dia de glória para cada um de nós

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Metas

7 dias, 7 canções: Dia 7 (É tudo você- Ministério Morada)

Como você enxerga seus dias?