O Homem de ânimo dobre

     “... Quem é assim não pense que vai receber alguma coisa do Senhor, pois não tem firmeza e nunca sabe o que deve fazer.” (Tg 1.7–8) NTLH

     Por que algumas pessoas não terminam nada do que começam? Para o presbítero Tiago, isso é resultado do “ânimo dobre”. Ânimo dobre refere-se àqueles que balançam entre dois modos contraditórios de se comportar. Também pode ser associado àqueles que hoje decidem agir de uma forma e amanhã de outra. 

     Daniel Goleman (psicólogo e jornalista norte-americano conhecido como o pai da inteligência emocional) observa que praticamente tudo o que fazemos tem como objetivo (consciente ou inconsciente) mudar o jeito como nos sentimos. Logo, ter foco e controle emocional é essencial para qualquer projeto que começamos. Até porque, é certo que no meio do caminho encontraremos desafios que afetarão de alguma forma nosso ânimo. Os piores desafios são aqueles que trazem dúvida se o que estamos fazendo nos trará satisfação.

     Voltando ao texto de Tiago (presbítero de Jerusalém) precisamos de constância na fé para nos tornar confiáveis, adquirindo sabedoria da parte de Deus, a fim de lidarmos com coisas maiores. Como você tem lidado com seu ânimo? Conte-nos.

Comentários

  1. Penso que manter a constância seja um dos maiores desafios na caminhada cristã! Sem ela, não há como passar para os próximos níveis de experiências com Deus e alncançarmos maturidade! Que o Espírito Santo nos ajude a persistir ! Bom dia!!!

    ResponderExcluir
  2. Mantenho meu ânimo, com repetições de práticas que alimentam esse sentimento e me direciona ao objetivo.

    ResponderExcluir
  3. Embora os desafios tudo que começo procuro ir até o fim caso contrário nem começo a perseverança e o amor me faz estár focado no objetivo.
    Constância!!!! 🙏🙏

    ResponderExcluir
  4. Sempre tive muita dificuldade com constância meu maior desafio é esse

    ResponderExcluir
  5. Bom dia meu pastor e meus irmãos, ter ânimo também é uma questão de fé e eu tenho essa fé glórias a Deus!

    ResponderExcluir
  6. Não é fácil pois cada dia é um desafio novo.porem devemos ter o foco em Deus. Pois tenhamos bom ânimo ele vencer o mundo por nós.

    ResponderExcluir
  7. Muito importante ter o controle emocional! 🙏🏽🙏🏽

    ResponderExcluir
  8. Ter controle emocional, creio eu q é um dos maiores dessafios do ser humano. Requer muito equilíbrio e força de vontade. Mais ainda assim não é impossível manter o ânimo.
    Sejamos constantes 🙌🙏

    ResponderExcluir
  9. Confesso que sou de ficar animada pra umas coisas mas pra outras eu sei e medo de errar, fazer feio...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Metas

7 dias, 7 canções: Dia 7 (É tudo você- Ministério Morada)

Como você enxerga seus dias?