Apascenta as minhas ovelhas

     “Depois de terem comido, perguntou Jesus a Simão Pedro: Simão, filho de João, amas-me mais do que estes outros? Ele respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Ele lhe disse: Apascenta os meus cordeiros. Tornou a perguntar-lhe pela segunda vez: Simão, filho de João, tu me amas? Ele lhe respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe Jesus: Pastoreia as minhas ovelhas. Pela terceira vez Jesus lhe perguntou: Simão, filho de João, tu me amas? Pedro entristeceu-se por ele lhe ter dito, pela terceira vez: Tu me amas? E respondeu-lhe: ,: Apascenta as minhas ovelhas.”

     João 21:15-‬17 ARA

     Jesus era muito didático em sua forma de ensinar e eu acho isso lindo. ❤ Pedro havia recebido o aviso de que O trairia três vezes antes que o galo cantasse e isso aconteceu. Agora, depois que Jesus havia morrido e ressuscitado, Ele deu a Pedro uma chance de ser restaurado. Por três vezes Jesus o questiona: "Pedro, tu me amas?" E em todas elas Pedro respondeu que “Sim”. Para cada resposta, Jesus lhe deu uma ordem.

     Na primeira vez, Jesus o ordenou que apascentasse os seus cordeiros. Entendo que Jesus ensinava a Pedro o princípio de cuidar do novo convertido na fé a fim de dar base para que ele crescesse. Da segunda vez, Jesus disse para que Pedro pastoreasse suas ovelhas. Entendo aqui que Pedro deveria cuidar daqueles que já estavam seguindo a Jesus, mas que ficariam perdidos quando Ele voltasse ao Pai. Por último, Jesus disse a Pedro que apascentasse suas ovelhas. Entendo aqui que o Senhor dizia a Pedro que permanecesse nutrindo e cuidando de seus irmãos na fé para que eles se fortalecessem para a Obra do Senhor.

     Pedro negou Jesus três vezes, mas a sua restauração veio na mesma medida. ❤ Aquele que traiu Jesus ao negar que O conhecia (Jo 18.16-18, 25-27), agora era questionado pelo próprio Jesus sobre o amor que nutria por Ele.

     Esse diálogo entre Jesus e Pedro me ensina que não basta apenas conhecer a Jesus. Isso não aprofunda relacionamento! O que vai nos nutrir e nos manter firmes é o amor que devotamos a Ele. Pedro fora chamado por Jesus para ser um pescador de homens (Mt 4.19) e a missão que Jesus lhe deu foi confirmada nesse diálogo. Jesus sabia que Pedro teria dúvidas a respeito do seu chamado depois de tê-lo traído. Por isso, o próprio Jesus o restaurou e o recolocou na missão. Não sei se você sabe a diferença entre apascentar e pastorear, mas é muito interessante que você perceba o que está implícito nessa troca de palavras que Jesus faz.

     Apascentar é sinônimo de cuidado e nutrição. Isso quer dizer que Pedro era responsável por ensinar as Verdades sobre o Evangelho aos seus irmãos na fé quer fossem eles neófitos (novos convertidos) ou seguidores de Jesus há algum tempo. Pedro deveria doutriná-los para que eles não se perdessem do Caminho.

     Pastorear é acompanhar de perto e saber o que cada ovelha precisa para crescer forte e saudável. Pastorear é ter relacionamento, é aconselhar, é corrigir, é ajudar a pessoa a se manter no foco. Pedro tinha a responsabilidade de cuidar atenciosamente daqueles que Jesus lhe entregara.

     Jesus sabia bem o que pedia a Pedro e sabia que Ele daria conta do recado. Muitas vezes Deus tem nos chamado para tarefas das quais não nos julgamos capazes, mas Ele sabe o porquê de ter nos conduzido até ali. Confiemos em Seu plano e obedecemos ao Seu chamado.

     Por Thais Duarte

Comentários

  1. Ok glória! Ótima semana a todos....

    ResponderExcluir
  2. Deus nós conhece e sabe de nosso potencial e nós temos que apenas obedecer pq o restante ele capacita🙌🙌🙌🙌 glória a Deus 🙏...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém! Que Ele nos capacite para responder o Seu chamado.n

      Excluir
  3. Amém, cuidem das minhas ovelhas, palavra clara! Vamos cuidas uns dos outros♥️, nos fortificando na fé até que o Senhor Jesus volte🙌🏽. Deus continue dando sabedoria nas palavras. Amém

    ResponderExcluir
  4. Amém
    Palavra abençoada ❤🔥

    ResponderExcluir
  5. Glória a Deus!
    Palavra abençoada 💖

    ResponderExcluir
  6. Amém 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Metas

7 dias, 7 canções: Dia 7 (É tudo você- Ministério Morada)

Como você enxerga seus dias?