O coração do servo é ensinável para cumprir seu ministério

 Uma pessoa que não deseja aprender com ninguém, não está apta para ensinar. Muitos cristãos quando chegam a determinado ponto do ministério, simplesmente ignoram qualquer tipo de ensinamento, julgando-se portadores de todo o conhecimento necessário, rejeitando as orientações que lhes são oferecidas. São pessoas que não são ensináveis! Cheias de si, caem no engano de que não precisam de conhecimento e treinamento e muito menos de conselhos. O servo que glorifica Deus tem o coração ensinável!

 

Vejamos o que diz em Êxodo 4.12: “Vai, os, agora, e eu serei com a tua boca e te ensinarei o que há de falar.”

 

Note que no desejo de Deus é expressa a chave de um ministério bem-sucedido: Deus desejava continuar ensinando a Moisés, por mais experimentado que ele fosse. O servo ensinável exige de si mesmo o crescimento e adaptação constante, porque a vida é dinâmica e os assuntos mudam constantemente, e nada melhor do que ter o próprio Deus nos ensinando e nos conduzindo através de outros servos. Deus conduz o servo que se permite ser dirigido por Ele. 

 

“Serão ajuizados, entenderão as coisas e poderão falar com clareza e inteligência.” Isaías 32.4

 

Servos eficientes mantêm uma postura de aluno durante a vida inteira. Nunca param de estudar,leem livros que aumentam o seu conhecimento e amplia os seus horizontes. Assistem cursos para crescer e melhorar suas aptidões ministeriais. Servos realmente prontos para aprender são abertos para considerar novas ideias. Os que são arrogantes, creem que sabe muito mais do que os outros servos da sua volta, e acreditam que parar para ouvir alguém é perda de tempo. Esses são os que enfrentam grandes prejuízos ao dirigir um determinado ministério. Rapidamente cometem erros, perdem influência e caem no descrédito perante os demais irmãos.

 

Normalmente sente se esgotados facilmente, pois travam uma grande batalha com armas desatualizadas. Eles apenas confiam em seu próprio intelecto, em sua própria experiência e em seus braços,ou seja, em si mesmos.

 

Os servos que buscam agradar ao Senhor possuem o espírito como de Moisés, que por mais experientes que sejam, continuam sendo ensinados pelo Senhor. O fato de serem ensináveis, os levam a buscarem sabedoria em Deus, para fundamentar as suas ações de liderança. Vejamos o que diz em 2 Pedro 3.18  “Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém.”

 

O servo que tem um coração ensinável, é o servo que glorifica a Deus!


Por Alexandre Fragoso

Comentários

  1. Sejamos gratos pela misericórdia do Senhor e principalmente pelo amor Dele por nós, pois fomos alcançados por esse amor e com amor devemos servir, cumprir as determinações e ordenanças do nosso Senhor, pois tudo é Dele, para Ele e por Ele.

    ResponderExcluir
  2. A humildade é um fruto do Espírito Santo. Que sejamos humildes sempre para aprender, assim vamos evoluindo com Cristo! 🙌🙌

    ResponderExcluir
  3. Aprendi de uma forma muito dura, porém verdade de que aquele não nasceu para servir, não serve para nada! É duro, porém verdade... Um dia abençoado à todos!

    ResponderExcluir
  4. Amém!! Que benção esse devocional. Claramente Deus tem me dado muitas respostas a respeito de servir!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Metas

7 dias, 7 canções: Dia 7 (É tudo você- Ministério Morada)

Como você enxerga seus dias?