Saindo da zona de conforto

“Estas são as memórias de Neemias, filho de Hacalias.No mês de quisleu, no vigésimo ano do reinado do rei Artaxerxes,[a] eu estava na fortaleza de Susã. Hanani, um de meus irmãos, veio me visitar com alguns homens que haviam chegado de Judá. Perguntei-lhes a respeito dos judeus que haviam regressado do cativeiro e da situação em Jerusalém. Eles responderam: “As coisas não vão bem para os que regressaram à província de Judá. Eles estão passando por dificuldades e humilhações. O muro de Jerusalém foi derrubado, e suas portas foram destruídas pelo fogo”.  Quando ouvi isso, sentei-me e chorei. Durante alguns dias, lamentei, jejuei e orei ao Deus dos céus. Então disse: “Ó SENHOR, Deus dos céus, Deus grande e temível, que guardas tua aliança de amor leal para com os que te amam e obedecem a teus mandamentos, ouve minha oração! Olha do alto e vê que oro noite e dia por teu povo, Israel. Confesso que temos pecado contra ti. Sim, minha própria família e eu temos pecado! Temos pecado terrivelmente contra ti. Não temos obedecido a teus mandamentos, decretos e estatutos, que nos deste por meio de teu servo Moisés. “Por favor, lembra-te do que disseste a teu servo Moisés: ‘Se forem infiéis a mim, eu os dispersarei entre as nações, mas, se voltarem para mim e obedecerem a meus mandamentos e viverem de acordo com eles, então, mesmo que estejam exilados nos confins da terra,[b] eu os reunirei e os trarei de volta ao lugar que escolhi para estabelecer meu nome’. “O povo que tu resgataste com teu grande poder e com tua forte mão é teu servo. Ó Senhor, por favor, ouve a oração deste teu servo! Ouve as orações de teus servos que se agradam em te honrar. Peço que me concedas êxito hoje e que o rei me seja favorável”. [c] Nesse tempo, eu era copeiro do rei.” Neemias 1. 1-10

A história de Neemias é uma inspiração sob muitos aspectos. Sinceramente, eu te recomendo a leitura atenta deste livro, que possui princípios e valores que permeiam a nossa vida em diversas áreas. Impossível passar pela Palavra de Deus, de coração aberto, e sair ileso! Ela é poderosa para transformar a nossa vida.

 

Já no início, Neemias, que vivia no palácio em Susã quando, de repente, recebe uma notícia que mudou completamente a sua vida: a destruição dos muros de Jerusalém. Como ficar indiferente diante da devastação do local onde viveram seus pais? Aquele relato causou perturbação em seu espírito. Neemias perdeu o sossego diante do relato recebido e, diante do contexto, se pôs a orar e a perceber o seu lugar diante daquele cenário caótico. Se caminharmos diante do capítulo 1 e seguirmos adiante, vamos perceber que, pela graça de Deus, o líder alcançou graça diante do rei para que pudesse ir a Jerusalém para liderar a reconstrução dos muros, munido de todas as provisões necessárias.

 

O que mais me chamou a minha atenção foi o fato de que aquilo que incomodou Neemias era a direção de Deus para o cumprimento do seu chamado. O que mais te incomoda? Qual necessidade faz arder o seu coração? Aquele homem de Deus saiu da zona de conforto do palácio e se lançou para se envolver em uma grande obra e, hoje, as memórias deste livro, associadas ao conselho do Espírito Santo, também pode nos conduzir ao lugar onde cumpriremos o chamado de Deus para a nossa vida.

 

Que o Espírito Santo nos desperte para que possamos fazer a vontade de Deus para a nossa vida, que é boa, perfeita e agradável.


Por Wagner de Miranda Ferreira

Comentários

  1. Amém 🙏, entender onde erramos e pedimos o perdão, primeiro passo para nós aproximar de Deus e buscar entender seus propósitos na nossa vida. A palavra tem sido clara, VAMOS DESPERTAR E PARA DE SOFRER!!! A PAZ DE CRISTO 🙌🏽

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Metas

7 dias, 7 canções: Dia 7 (É tudo você- Ministério Morada)

Como você enxerga seus dias?