Tome uma posição

 “Portanto, temam o SENHOR e sirvam-no de todo o coração. Lancem fora os ídolos que seus antepassados serviam quando viviam além do Eufrates e no Egito. Sirvam somente ao SENHOR. Mas, se vocês se recusarem a servir ao SENHOR, escolham hoje a quem servirão. Escolherão servir os deuses aos quais seus antepassados serviam além do Eufrates? Ou os deuses dos amorreus, em cuja terra vocês habitam? Quanto a mim, eu e minha família serviremos ao SENHOR.” Josué 24.14,15

O livro de Josué possui preciosas lições para a nossa vida. Nesta última parte, após a entrada na Terra Prometida e distribuição das terras entre o povo, Josué convoca os hebreus para corrigir falhas que ainda eram recorrentes na vida do povo. Nesse contexto, podemos perceber de forma explícita a orientação que o líder lhes deu e, mesmo após a entrada em Canaã, ainda não tinham um coração totalmente dedicado ao Senhor. Nesse sentido, foram dadas algumas orientações e que devem ser observadas por nós.

1. Temer o Senhor e servi-Lo (v.14): Temer a Deus é reverenciá-Lo. É ter a consciência da Sua presença em todos os momentos. O temor a Deus serve como uma bússola da nossa vida. Servi-Lo nos coloca na nossa real posição dentro do Reino: o de servos. Ele é o Senhor!

2. Lançar fora os ídolos (v.14): O grande problema dos hebreus era exatamente a idolatria. Vez por outra, o povo estava envolvido com o culto a outros deuses. A idolatria consiste em tudo aquilo que ocupa o lugar de Deus na nossa vida. Era a responsabilidade do povo lançar fora os falsos deuses e, nós, à luz da Palavra de Deus, devemos perceber onde outras coisas têm tomado a primazia dentro de nós e deixar de lado tudo o que possa estar nos afastando do Senhor.

3. Tomar uma decisão firme diante de Deus (v.15): Josué convocou o povo a tomar uma decisão firme de se consagrar ao Senhor e viver totalmente para Ele.

Assim deve ser cada um de nós. Muitas vezes, estamos vivendo na estação da Graça, desfrutando da presença de Deus, das Suas bênçãos, mas sem ter uma vida de integridade diante d’Ele! Deus quer que a nossa vida seja totalmente d’Ele. Que você possa fazer um autoexame e permitir que o Senhor Jesus nos purifique e nos conduza em seus caminhos eternos!

Por Wagner de Miranda Ferreira

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Metas

7 dias, 7 canções: Dia 7 (É tudo você- Ministério Morada)

Como você enxerga seus dias?