Provérbios 13

O texto de Provérbios 13 fala sobre o desejo, a riqueza e a sabedoria.


O versículo 3 é o que mais me chama atenção nesse texto. Ele diz assim: "Quem toma cuidado com o que diz está protegendo a sua própria vida, mas quem fala demais destrói a si mesmo".


As palavras podem ser benção ou maldição. Por isso, precisamos analisar e filtrar mais o que falaremos. Existem muitas pessoas que falam demais e, por conta disso, muitas vezes ficam em situações difíceis. Quem controla a sua boca preserva a sua vida. Todavia quem muito fala e o faz sem pensar traz consequências ruins para si.

A maioria das mulheres (e muitos homens)  tem o hábito de falar muito. É da nossa natureza muitas das vezes sermos assim. Por esse motivo, precisamos ser prudentes e ter sabedoria para falar no momento oportuno e na medida certa.O livro de Provérbios é um livro que enfatiza a questão da sabedoria. Isso acontece porque ela nos traz sensatez e nos torna pessoas moderadas.


Em Tiago 1:19 a Palavra de Deus nos orienta para que sejamos todos prontos para ouvir, tardios para falar e tardios para irar-nos. Que tenhamos sabedoria para falar coisas que nos edificam e edificam a vida das pessoas que nos ouvem.


Adquirimos sabedoria ouvindo, observando e não nos apressando em fazer julgamentos.


 Provérbios 10:19 diz: "Quanto mais você fala, mais perto está de pecar; se você é sábio, controle a sua língua".


Ouvir mostra respeito e interesse. Pessoas se sentem respeitadas é provavelmente retribuirão esse respeito e serão bons ouvintes. Saber ouvir no posiciona melhor a respeito de qualquer situação que possamos passar. 


A palavra de Deus sempre nos mostra o melhor caminho e quando o seguimos somos abençoadas e direcionadas a agir de forma correta.


Por: Cíntia Freitas

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O Parasita

Filho do trovão

Tempestade em copo d’agua