Provérbios 16

Os versículos de 1 a 7 nos falam a respeito do homem que faz planos para sua vida.  Ele pode agir da forma que desejar; mas quem está no comando, e sempre dará a última palavra é o Senhor. O homem pode colocar sua vontade diante de Deus todavia é Ele quem decide se vai realizar ou não. Às vezes achamos que o que vamos fazer é o certo contido o Senhor é quem conhece o nosso coração.


Os versículos de 10 a 15 falam a respeito do reinado que agrada a Deus. Estes versos falam do homem designado pelo Senhor para governar o seu povo de maneira honesta e correta. Este homem é um servo de Deus que tomará decisões de modo justo e que agrada. ao Senhor. Os versos falam ainda que o homem corrupto e desonesto não ficará impune diante do Senhor afinal "ao que muito foi dado, muito será cobrado" na hora certa.


O versículo 16 fala a respeito do melhor tesouro a ser conquistado. Ele não é de ouro nem prata, mas a paz interior, a paz com todos e uma família feliz e saudável.

Precisamos procurar a sabedoria com zelo.


O versículo 17 fala do homem que obedece ao Senhor e sempre procura se afastar do mal. Esse homem preserva sua alma e vive seguro no Senhor.


O verso 18 nos ensina a respeito do homem orgulhoso e como ele está sujeito a cair por não se dobrar e reconhecer o erro cometido. No versículo 5 o Senhor fala que abomina o homem altivo e que não admite seus erros e sempre acha que a sua maneira de agir é a correta.


O versículo 19 nos fala que é mais agradável ao Senhor termos um espírito humilde e quebrantado e estarmos juntos aos oprimidos do que sentarmos à mesa dos ricos e orgulhosos.


Em Provérbios 16:20 lemos que o homem que confia em Deus sempre será abençoado e que nos dias difíceis saberá que existe um Deus que o fortalece e dá paz em meio às batalhas.


Em Provérbios 16.21-24 aprendemos que o homem sábio é conhecido pelo que fala e como fala. Ele não lança palavras ao vento, é prudente no falar e tem palavras são agradáveis que trazem paz ,cura e esperança.


Em Provérbios 16.25 lemos sobre o caminho que parece perfeito aos nossos olhos, mas que no final nos levam à morte . Deuteronômio 11.26-28 fala sobre o caminho da benção e o caminho da maldição. Façamos nossas escolhas hoje.


Noa versos 27 a 30 lemos a respeito do homem sem caráter e perverso que planeja o mal e faz de tudo para desviar os outros do caminho correto. Estes versos nos advertem para ficarmos longe dessas pessoas.


Em Provérbios 16:31 nos ensina que podemos envelhecer com honra e produzirmos frutos se estivermos nos caminhos do Senhor.


No verso 32 aprendemos sobre o domínio próprio. Não é algo natural, mas fruto do Espírito Santo. O homem natural não é manso ou controlado, mas quando permite ser dominado pelo Espírito Santo pode viver de maneira mansa.


Provérbios 16.33 nos faz entender que nunca foi sorte e sempre será Deus. Ele é quem tem a última palavra e continua no controle de todas as áreas de nossa vida.


Amém 🙌🏼🙌🏼

Fiquem na paz do Senhor.🥰


Por Nara Gomes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Metas

7 dias, 7 canções: Dia 7 (É tudo você- Ministério Morada)

Como você enxerga seus dias?