Provérbios 27

Este capítulo fala sobre amizade, relacionamento e prudência.


Devemos ter comunhão tanto com Deus como com os outros. Isso quer dizer que devemos nos esforçar para mantermos bons relacionamentos com todos (desde que Cristo seja glorificado neles).


Nos versos 1 ao 20, o capítulo nos dá várias advertências e dos versos 21 ao 27, ele nos ensina a agir com prudência.


Trarei aqui alguns versículos que me chamaram mais atenção e passarei o entendimento que tive sobre os mesmos. Espero que sejam abençoados em nome de Jesus!🙏🏻


Provérbios 27:1 fala que devemos tratar o dia de hoje com sabedoria. Como diz em Prov. 16:1- "O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa dos lábios vem do Senhor".

Quem sabe o dia de amanhã?


Provérbios 27:2 nos ensina que o  autoelogio é um tipo de orgulho. É como se a pessoa falasse sempre assim: "Porque eu fiz, porque isso ou aquilo..."  Devemos sempre ter humildade e, se for pra ter elogio, que outros façam isso. Que nosso coração e nosso ser deem sempre a glória a quem é merecedor, nosso Senhor.


Provérbios 27:5-6 ensina que quem realmente é amigo, corrige em amor. Que tenhamos a sensibilidade para dar ouvidos a quem nos quer bem. A correção serve para o crescimento de uma linda amizade.


O que você sente quando  passa um óleo, um perfume? Eu me sinto bem, me sinto cuidado (a) e amado (a). Provérbios 27:9 diz que alegra o coração quando um amigo nos dá um conselho da alma. É como se o conselho exalasse um bom perfume que se espalha da nossa vida para a vida do outro. 


Provérbios 27:18 nos diz que um trabalho cuidadoso traz seus resultados. Tudo que você rega, cuida, faz com zelo; um dia cresce e floresce. Se dedique em como seu trabalho está se desenvolvendo.


Provérbios 27:19 nos fala que nosso rosto traz o que está em nosso coração. O que tem dominado o seu coração esses dias? Vamos refletir um pouco: coisas boas ou coisas ruins? Precisamos nos conhecer e saber que  se algo não está bom, Deus pode mudar para que todo nosso ser glorifique a Ele.


Provérbios 27:21 nos leva à seguinte reflexão: A quem eu louvo pelas vitórias em minha vida? Precisamos ter cuidado pois a soberba chega facilmente a nós. 


Provérbios 27:23-27  nos mostram de forma prática como devemos tratar o que Deus nos confiou e proveu para suprir nossas necessidades. Um trabalho bem feito produz em nós uma realização.


Espero com esse resumo poder abençoar 🙏🏻❤️


Por Ylana Alves

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Metas

7 dias, 7 canções: Dia 7 (É tudo você- Ministério Morada)